Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Vídeo documentário sobre a arte do grafite é lançado em Vilhena

Curta-metragem destaca a arte urbana em Vilhena e valoriza o grafite como expressão cultural e social.


Vídeo documentário sobre a arte do grafite é lançado em Vilhena - Gente de Opinião

O curta-metragem “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena” foi lançado na cidade de Vilhena (RO). A exibição aconteceu na escola pública estadual Professor Luiz Carlos Paula Assis, no Setor 6, na sexta-feira,28, de março e contorno com a presença de alunos do nono ano, além de um bate-papo especial com o grafiteiro Alessandro Biff. A sessão foi marcada pela acessibilidade, com interpretação em Libras feita pela interpretada Ana Paula Seixas.

Com cinco minutos de duração, o documentário é uma produção da jornalista e produtora cultural Andréia Machado. A obra faz uma aplicação na arte urbana local, evidenciando a beleza, o impacto estético e o valor cultural dos grafites que colorem as ruas da cidade. Mais do que uma expressão visual, o grafite é apresentado como um instrumento de identidade, transformação social e diálogo com o espaço urbano. A obra conta com interpretação em libras e classificação livre para todos os públicos.

Segundo Andréia Machado, o objetivo da produção é dar visibilidade aos artistas locais e mostrar como suas criações inspiradas para a construção de uma cidade mais vibrante e acolhedora. “É uma forma de mostrar que o grafite vai muito além da tinta na parede. Ele conta histórias e riquezas do imaginário coletivo”, destaca.

O curto contorno com roteiro e direção de Andréia Machado. A captura de som ficou por conta de Márcio Guilhermon, que também participou do bate-papo com os alunos como sociólogo convidado. Washington Kuipers garantiu a direção de fotografia, a cinegrafia e a edição. A produção reúne imagens marcantes de murais espalhados por diferentes bairros, além de depoimentos de grafiteiros e especialistas que discutem o papel da arte urbana na cidade.

O lançamento do documentário integrou a programação de um workshop de grafite promovido pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), com foco em educação artística e cultural para os jovens da escola.

Viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) e com apoio da Fundação Cultural de Vilhena (FCV), o projeto reafirma o compromisso com o fomento à cultura local e à valorização da arte urbana como forma legítima de expressão.

"Agradeço a todos que desenvolveram para a realização desse lindo curta-metragem. Este projeto é apoiado com recursos da Lei Paulo Gustavo", afirmou a diretora Andréia Machado.

A curta “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena” está disponível gratuitamente no YouTube e pode ser assistida pelo link:

https://youtu.be/9BUxSWNT_m4?si=QeGtn7ZFA7emGxms .

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

ACEMDA capacita crianças e adolescentes com oficinas culturais em Vilhena

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, entre novembro e dezembro, o p

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)