Terça-feira, 15 de fevereiro de 2022 - 10h28
Mesmo que você não tenha uma vivência comercial muito grande,
dá para manter a saúde financeira empresarial em dia e sem aperto. O segredo
está na compreensão do seu negócio e, principalmente, na organização dos seus
processos.
Falar da gestão financeira do seu negócio pode ser
intimidador ou desafiador, mas acompanhando os indicadores certos, você
encontra o ponto de equilíbrio e as chances de sucesso são as maiores
possíveis.
E quando a gente fala em indicadores ou métricas, a pergunta
mais comum é sobre quais dados acompanhar para ter uma boa saúde financeira da
empresa a longo prazo.
Então que tal conhecer mais sobre esses indicadores e como
acompanhar cada um deles? Destacamos sete deles no post abaixo. Confira.
Chamamos de indicadores, métricas ou KPIs (do inglês key performance indicators), todo dado
que é capaz de rastrear, medir e analisar uma empresa.
Esses dados podem ser aplicados em diferentes setores da
empresa, como marketing, vendas, organizacional e, como no nosso exemplo, o
financeiro do seu negócio.
No caso dos indicadores para a saúde financeira da empresa,
consideramos os dados que se enquadram em categorias, como lucratividade,
liquidez, solvência, eficiência e avaliação.
Ao entender essas métricas, você consegue posicionar melhor a
sua empresa no mercado e entender mais profundamente como o negócio está se
saindo do ponto de vista financeiro.
A partir desse conhecimento, dá para ajustar as metas de
setores que impactam mais diretamente no financeiro e contribuir para objetivos
estratégicos mais críticos, como a ampliação do negócio, por exemplo.
As métricas abaixo são normalmente encontradas em
demonstrações financeiras como:
●
Balanço
Patrimonial;
●
Declaração
de Imposto de Renda Pessoa Jurídica;
●
Demonstração
do fluxo de caixa;
● Relatório Anual financeiro.
Selecionamos as mais importantes, que devem ser medidas desde
o início do seu negócio.
A margem de lucro bruto é um indicador que mede a porcentagem
da receita que resta depois que você subtrai todos os custos dos produtos ou
serviços vendidos pelo seu negócio.
Esse custo dos produtos é referente ao custo direto, sem
incluir despesas operacionais e impostos. Isso significa que é o valor bruto
que você gasta para produzir algo.
Ela pode ser calculada a partir de uma fórmula bastante
simples:
Margem de Lucro Bruto = (Receita - Custo das
Vendas) / Receita * 100
A margem de lucro líquido também é um índice de
lucratividade, mas dessa vez mostra a porcentagem de receita que resta depois
que você subtrai todos os custos do negócio, incluindo custos de mercadorias
vendidas, despesas operacionais, juros e impostos.
Para medir essa métrica financeira do seu negócio, você
também aplicará uma fórmula simples:
Margem de Lucro Líquido = Lucro Líquido /
Receita * 100
O capital de giro ajuda a medir a liquidez operacional do
negócio. A partir dele, você consegue entender as operações financeiras do dia
a dia da empresa e sabe qual o melhor momento para realizar um investimento.
O ideal é que você calcule o capital de giro pelo menos uma
vez a cada semana, a partir de uma fórmula padrão:
Capital de Giro = Ativo Circulante -
Passivo Circulante
Ponto de equilíbrio ajuda você a reconhecer o momento exato
em que a receita líquida da sua empresa possui o lucro líquido igual a zero.
Essa métrica é muito importante para a saúde financeira
empresarial, pois mostra quando a empresa consegue custear toda a operação sem
nenhum tipo de prejuízo.
Apesar de não ser uma meta financeira, é uma métrica que vale
a pena acompanhar, pois aponta o momento que seu negócio vai começar a dar
lucro.
Para calcular esse indicador há uma fórmula:
Ponto de equilíbrio = Custos e despesas
fixas ÷ Margem de contribuição
A liquidez corrente ajudará você a descobrir se a sua empresa
pode pagar suas obrigações de curto prazo – geralmente consideradas em um ciclo
de um ano - com seus ativos e passivos atuais.
Ela pode ser calculada a partir da seguinte fórmula:
Liquidez Corrente = Ativo Circulante /
Passivo Circulante
Vale lembrar que:
Ativo circulante é todo o bem que
pode ser facilmente transformado em dinheiro. Um bom exemplo de ativo
circulante é o dinheiro do fundo de caixa, o saldo em conta corrente e o
estoque da empresa.
Já o passivo circulante são as
dívidas da empresa que precisam ser pagas dentro do fluxo considerado no
cálculo da liquidez corrente – como o de um ano, por exemplo
A sigla EBITDA é uma abreviação do inglês Earnings before interest, taxes,
depreciation and amortization, que significa “Lucros antes de juros,
impostos, depreciação e amortização” em português.
Em resumo, essa métrica indica qual o potencial da sua
empresa para gerar renda sem considerar os descontos financeiros e impostos.
Para calcular esse indicador da saúde financeira empresarial,
há uma fórmula padrão:
EBITDA = Lucro operacional + depreciação +
amortização
Lembre-se que:
Lucro operacional é aquele gerado pelo operacional da
empresa, reduzindo todas as despesas administrativas, operacionais e
comerciais.
Depreciação é a redução gradual de todos os bens físicos, que
acontecem por desgaste ou perda de utilidade a longo prazo.
Amortização são todas as perdas de ativos que não podem ser
medidos, como uma marca ou uma patente.
A rentabilidade é uma métrica muito similar à lucratividade,
pois indica os ganhos da empresa. No entanto, nesse caso, você analisará quanto
o seu negócio ganhou, considerando todos os valores que recebeu.
Isso não quer dizer que se sua empresa vendeu muito, ela
consequentemente lucrou na mesma proporção. É válido considerar os
investimentos realizados para chegar a essa conclusão.
Sendo assim, a fórmula a ser aplicada é:
Rentabilidade = Lucro líquido /
Investimento x 100
É importante notar que não há um fator determinante para bom
e ruim quando se trata de indicadores da saúde financeira empresarial.
Todas as métricas acima precisam ser comparadas com os ciclos
anteriores ou concorrentes, quando for o caso, para entender se o desempenho
foi realmente bom ou ruim naquele momento da medição. Somente a partir daí é
possível tomar decisões quanto ao financeiro da empresa.
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