Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

A não cumulatividade e os créditos do IBS e CBS


Dr. Ivo Ricardo Lozekam - Gente de Opinião
Dr. Ivo Ricardo Lozekam

Tramita no Congresso Nacional o projeto de Lei 28/2024, fruto da Emenda Constitucional 132/23, que trata da regulamentação da Reforma Tributária dos Impostos sobre o Consumo no Brasil.

No que diz respeito à apuração do imposto, o sistema traz algumas novidades, visando aprimorar a eficiência em comparação ao sistema atual.  A primeira delas é que somente será possível se apropriar dos créditos do IBS e da CBS quando ocorrer o pagamento dos valores do IBS e CBS incidentes sobre as operações nas quais seja adquirente.  (Art. 28 PLP 68/24)

Já as modalidades de pagamento do imposto previstas no artigo 27 são em número de cinco, podendo ser: i) compensação com créditos de IBS e CBS apropriados; ii) pagamento pelo sujeito passivo;  iii) recolhimento na liquidação financeira da operação (split payment); iv) recolhimento pelo adquirente; v)  recolhimento pelo responsável nos termos da lei.                                                                                    

As apurações do IBS e CBS deverão ser feitas em separado, de forma segregada para o IBS e para a CBS.  Sendo vedada em qualquer hipótese a compensação de créditos de IBS com valores devidos de CBS e a compensação de créditos de CBS com valores devidos de IBS.  (inciso I, § 1º art. 28)  

No caso de operações sujeitas a alíquota zero, será mantido o crédito relativo às operações subsequentes. (art. 32) A imunidade e isenção acarretarão a anulação do crédito relativo às operações anteriores, obedecendo o critério de proporcionalidade sobre o total das operações. (art. 31 e § 1º)  

A saídas para exportação não estão sujeitas a anulação do crédito (§ 2º art. 31), nas hipóteses de diferimento ou suspensão, a tomada de crédito será admitida somente a partir no momento do efetivo pagamento.  (§ único art. 30)

O novo sistema aprimora a cobrança, visando evitar a sonegação, tornando a apuração automática e a cargo da fazenda, onde o contribuinte deverá receber a apuração de débitos e créditos já preenchida a exemplo do que já ocorre hoje com o imposto de renda pessoa física, restando a ele conferir, alterar ou adicionar dados.

Acreditamos que a mesma eficiência e agilidade utilizada na cobrança dos impostos possa ser utilizada para devolução para o contribuinte quando este tiver crédito acumulado do imposto a receber, agilizando os procedimentos tanto para o fisco, como também para o contribuinte, tornando o sistema eficiente e eficaz, o que poderá com sua implementação acenar no médio ou longo prazo com a esperada redução da carga tributária.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia conquista recorde histórico no aumento de renda dos trabalhadores e no topo da Região Norte com ganho mais alto

Rondônia conquista recorde histórico no aumento de renda dos trabalhadores e no topo da Região Norte com ganho mais alto

Rondônia conquista melhor rendimento real médio habitual dos trabalhadores na Região Norte em 2024, com R$ 3.011 mil, e está entre os 11 estados com

Sebrae Delas celebra o Dia Internacional da Mulher com vários eventos

Sebrae Delas celebra o Dia Internacional da Mulher com vários eventos

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março, será marcado também pelo início das atividades do Programa Sebrae Delas em Rondô

Sebrae em Rondônia lança projeto Alimentação Fora do Lar em Ariquemes

Sebrae em Rondônia lança projeto Alimentação Fora do Lar em Ariquemes

O Sebrae em Rondônia, visando uma melhor oportunidade de alavancar os negócios no ramo alimentício, seja qual for o segmento, realizou nesta terça-f

Sebrae realiza Workshop de Planejamento Estratégico do Café e Cacau

Sebrae realiza Workshop de Planejamento Estratégico do Café e Cacau

Na última quarta-feira (26), em Porto Velho, o Sebrae em Rondônia reuniu várias instituições parceiras, além de representantes dos setores do café e

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)