Terça-feira, 12 de outubro de 2021 - 06h49
As atividades relacionadas ao Outubro Rosa estão sendo intensificadas pela Prefeitura de Porto Velho para conscientizar o público feminino para a prevenção e tratamento do câncer de mama, por meio dos serviços oferecidos nas unidades de saúde.
Para ter acesso a estes serviços, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima. “O exame de rotina de mamografia, por exemplo, precisa ser intensificado em mulheres que estão na faixa dos 50 aos 69 anos. Já o preventivo é priorizado às mulheres com idades entre 25 e 64 anos”, recomenda Ana Emanuela Carvalho Chagas, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Da mesma forma, quem precisa de exame de mamografia deve procurar as unidades de saúde mais próximas de sua casa. “O pedido vai para a regulação e, em seguida, a pessoa é encaminhada ao Centro de Referência e Saúde da Mulher”, explica a coordenadora do Departamento de Média e Alta Complexidade, Francisca Nery.
ABERTURA
Para ter acesso a estes serviços, basta procurar a unidade básica de saúdeA abertura da programação da campanha Outubro Rosa, em Porto Velho, será quarta-feira (13), com uma palestra sobre saúde do trabalhador para servidores do município, no auditório da Semusa, na rua Campos Sales.
A Semusa programou atividades itinerantes, que acontecerão no Parque Jardim das Mangueiras (Skate Park) e no Espaço Alternativo.
No Parque Jardim das Mangueiras, a programação acontece na sexta-feira (15), a partir das 16h, com atividades esportivas, vacinação contra HPV, circuito de orientação em saúde, avaliação nutricional, aferição de pressão arterial, glicemia capilar e teste rápido para IST.
No dia 29, no Espaço Alternativo, no encerramento da campanha, a programação inicia às 16h, com atividades voltadas para o público feminino e, também, para o masculino, pois vai marcar a abertura da campanha Novembro Azul. Haverá aplicação de vacina HPV, teste rápido para IST, verificação de pressão arterial e glicemia.
SERVIÇOS
“Os serviços são oferecidos continuamente nas Unidades Básicas de Saúde da capital e distritos, por meio da estratégia de saúde da família, através de agendamento prévio”, destaca Ana Emanuela Carvalho Chagas, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher.
Nas unidades de saúde são disponibilizados os exames preventivos do câncer de colo do útero, exame clínico para a detecção do câncer de mama, para detecção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), planejamento reprodutivo, pré-natal e acolhimento de mulheres vítimas de violência.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,