Sábado, 15 de abril de 2023 - 10h58
O sucesso do comércio eletrônico, como
qualquer tipo de empreendimento, depende de diversos fatores para seu sucesso.
Saber gerir do momento da compra à venda final, passando pelo controle de
estoque e pela adequada precificação é fundamental para que o negócio cresça
com saúde financeira. E, para ser eficiente, essa gestão tem de ser capaz de
dimensionar ou de mensurar algumas das etapas mais importantes do negócio em
si. Tarefa que parece simples, mas é complexa considerando a dificuldade, em
muitos casos, de gestores compreenderem quais são as dimensões de cada uma
dessas etapas.
Soma-se a essa falta de discernimento
outro aspecto que está diretamente ligado ao desenvolvimento tecnológico. A
digitalização dos processos tornou o mercado tão dinâmico que promoções podem
ser feitas a qualquer momento a partir de um simples comando por meio de um
teclado, ou nem isso, pois atualmente é possível automatizar o processo
usando-se soluções baseadas em inteligência artificial (IA), caso esse seja o
desejo do gestor.
Mas quais são as cinco principais
dimensões para o sucesso do comércio eletrônico? Para aqueles que não estão
acostumados com o vocabulário, dimensão pode ser definida como uma extensão
medível. Quando nos referimos à gestão, a dimensão está relacionada a processos
essenciais do negócio que podem ser mensurados. E os mais importantes são preço
e promoção, tráfego, conversão, cobertura de estoque e margem de contribuição.
Vejamos, abaixo, o porquê da importância de cada uma.
1. Preço e promoção
Preço e promoção são
elementos fundamentais na construção da percepção do consumidor e na atração de
demanda. O preço é um fator importante na decisão de compra, pois pode
influenciar a percepção de valor do produto ou serviço. Já as promoções, como
descontos e ofertas especiais, podem ajudar a atrair a atenção dos consumidores
e aumentar a demanda pelo produto ou serviço. Além disso, as promoções podem
ser usadas para esvaziar estoques, lançar novos produtos ou manter a
competitividade no mercado.
2. Tráfego
Acompanhar o tráfego
da loja física online é importante para medir a demanda, pois permite entender
como os consumidores estão interagindo com a loja e quais produtos ou serviços
são mais procurados no momento. Também permite identificar tendências e padrões
de comportamento do consumidor e tomar decisões informadas sobre estoques,
preços, promoções e outras estratégias para maximizar a demanda. Além disso,
comparando o tráfego da loja online com o da loja física, é possível
identificar se há tendência de crescimento ou declínio na demanda e tomar
medidas para ajustar a estratégia de vendas.
O acompanhamento do
tráfego também pode ser interessante para diagnosticar causas para a baixa
saída de produtos. Muitas vezes, a baixa performance de venda de um produto
pode estar relacionada à má exposição do produto na vitrine da loja.
3. Conversão
Acompanhar a taxa de
conversão é importante para medir a percepção de preço, pois permite entender
como os consumidores estão reagindo aos preços dos produtos ou serviços. A taxa
de conversão mede a porcentagem de visitantes que realizam uma compra ou uma
ação desejada em um site, como preencher um formulário de contato. Se a taxa de
conversão estiver baixa, pode ser um sinal de que os preços estão
desencorajando os consumidores a realizar uma compra.
O acompanhamento da
taxa de conversão em diferentes pontos do funil de vendas e comparando com a
taxa de rejeição (taxa de abandono) é uma boa forma de entender a percepção de
preço dos consumidores e identificar se há algum problema com a estratégia de
preços. Além disso, comparar a taxa de conversão de diferentes segmentos de
clientes e entre diferentes canais de vendas (loja física, site, marketplace)
também pode ajudar a identificar tendências e descobertas valiosas para
melhorar a estratégia de preços.
4. Cobertura de estoque
A importância está
relacionada ao capital de giro empregado. Exemplo: um produto que tem cobertura
para 180 dias, em geral bem alta, indica que o dinheiro investido na aquisição
do estoque ficará retido por cerca de 6 meses em processo de depreciação. A
cobertura dos estoques é calculada dividindo a quantidade disponível em estoque
pela venda média diária de um certo produto.
Acompanhando a
cobertura de estoque de cada produto, é possível identificar os itens que estão
com uma cobertura baixa e, portanto, precisam ser reabastecidos com mais
frequência. Além disso, é possível identificar os produtos com uma cobertura
alta, o que pode indicar que estes estão sobrando no estoque, sendo necessário
fazer promoções ou diminuir a compra deles, por exemplo.
Além disso, o
adequado controle da cobertura dos estoques ajuda a identificar a necessidade
de se manter um estoque seguro, evitando faltas ou sobras desnecessárias e,
consequentemente, maximizando a eficiência dos recursos financeiros.
5. Margem de contribuição
Já a boa gestão da
margem de contribuição e do volume de vendas por produto é importante para
melhorar o uso dos estoques e para gerar lucro, pois permite mensurar o
desempenho financeiro de cada produto e identificar quais são os mais
rentáveis. A margem de contribuição é calculada subtraindo os custos variáveis
(custos diretamente relacionados à produção e venda do produto) do preço de
venda do produto.
Acompanhando a margem
de contribuição e o volume de vendas de cada produto, identificam-se os
produtos que têm margem de contribuição baixa e, portanto, precisam de ajustes
de preço ou de custos para se tornarem mais rentáveis. Ainda, possibilita
identificar os produtos com margem de contribuição alta e volume de vendas
alto, o que pode indicar que estes são os principais contribuintes para o lucro
da empresa, e pode ser necessário investir mais neles para maximizar o lucro.
Ao ter conhecimento
do volume de vendas, o gestor passa a saber quais são os produtos mais
populares e quais são os menos vendidos. Consequentemente, há maior clareza de
quais itens precisam de mais investimento em marketing, promoção, ou seja,
aumentar o volume de vendas. Isso pode elevar a receita e o lucro da empresa.
Uma gestão preocupada com as cinco
dimensões explicadas acima tem tudo para levar o e-commerce ao almejado
sucesso. Porém, como sabemos, a digitalização tornou tudo muito rápido e
facilmente mutável. Assim, tentar obter o controle absoluto dessas etapas
manualmente é algo impossível nos dias de hoje.
A eficiência de todo esse
acompanhamento depende da aplicação de ferramentas de monitoramento e
precificação, principalmente as baseadas em IA, como já dito, que são capazes
de acompanhar os passos da concorrência, estipular preços assertivos, ao mesmo
tempo que controlam os estoques e as margens de lucro.
Ela agiliza, é capaz de tomar decisões,
mas sempre dentro dos parâmetros estipulados por quem está à frente do negócio.
Na realidade, ela apenas faz o trabalho pesado de reunir e avaliar milhares e
até milhões de dados em poucos segundos, algo que a mão humana demoraria dias,
semanas ou até meses. Ao gestor cabe analisar os resultados obtidos, as
sugestões dadas pela IA e tomar a decisão que for mais adequada.
*Por Ricardo Ramos, CEO da Precifica – precifica@nbpress.com.br
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