Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Com diversidade de produtos, 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras é realizada pelo Detran Rondônia em Porto Velho


A 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras, aberta ao público, aconteceu na quinta-feira (31) na Cometran em Porto Velho - Gente de Opinião
A 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras, aberta ao público, aconteceu na quinta-feira (31) na Cometran em Porto Velho

Em alusão ao mês dedicado às mulheres, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou no dia 31 de março, a 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras, aberta ao público de Porto Velho, organizada pela Coordenadoria de Qualidade (Cquali). 

A 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras teve grande prestígio dos servidores da autarquia que tiveram, acesso a uma grande variedade de produtos, entre alimentos, roupas, serviços de cuidados pessoais, artesanato, costura, semijoias e biojoias.

Para a coordenadora da Cquali, que também apresentou seu negócio de ‘Sucos  Express” na Feira, Tiara Martins Barbosa Martelli, falou que o empreendedorismo feminino colabora para a construção de uma sociedade mais justa na medida em que gera oportunidades de liderança para as mulheres. “Estar à frente do próprio negócio é uma forma de empoderamento e de ascensão para cargos de liderança, com o potencial de colaborar para a modificação de um quadro de desigualdade. A 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras do Detran-RO é um evento que une as servidoras, colocando em evidência a relevância feminina na sociedade”, disse Tiara.

Tainá Cristina Gomes Pereira parabeniza o Detran-RO pela realização da Feira

Trabalhando na Coordenadoria de Apoio ao Gabinete (Ctec),  Tainá Cristina Gomes Pereira,  conta que o empreendedorismo chegou na sua vida de maneira inesperada. Ela relata que para não focar no problema e entristecer no processo de separação conjugal, resolveu fazer laços para sua filha, como forma de se distrair, mas que foi incentivada para vender a produção através de uma amiga.

“Um dia resolvi colocar em uma caixinha toda a produção e vender. Para minha surpresa vendi três mil reais, o que me impulsionou para me dedicar mais no meu empreendimento “Encantar Criações Manuais”. Tainá já participa de outras feiras, e parabeniza o Detran pela proposta de motivar mulheres e seus negócios na 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras da autarquia. “É uma oportunidade para mulheres detranianas apresentarem sua força, seu empreendimento, incentivando outras mulheres a empreenderem”.

Ali Geleia Artesanal, de fabricação caseira, sem conservantes, foi criada em dezembro de 2021, por Maria Alice de Souza. Com sabores diversificados, fez grande sucesso na Feira. Maria Alice é madrasta da agente de trânsito, Adriana Oliveira, que ajuda a comercializar os produtos divulgando em suas mídias sociais e vendendo para as pessoas de seu convívio, seja no trabalho ou fora dele. As geleias são feitas com frutas de qualidade e a receita é segredo de família, “todas as pessoas que compram adoram e sempre pedem mais, as geleias são realmente muito gostosas ideais para comer com pão, com queijo ou mesmo puro, porque um docinho sempre vai bem”, disse Maria Alice de Souza.

Vários produtos foram comercializados na feira que foi bem aceita pelos servidores

Trabalhando no setor de Auditoria Interna (Audint) do Detran-RO, Luana Ferreira, conta que sempre quis aprender a costurar, e ao ter que executar suas funções em home office em 2020, auge da pandemia, realizou seu desejo. “Ainda me considero uma aprendiz na costura criativa, onde produzo toucas de cetim, luvas de cozinha, almofadas de cinto de segurança, capa de sofá e tudo mais que minhas clientes pedem. Minhas clientes são em sua maioria amigas e colegas de trabalho. Considero minha atividade um lazer, e pretendo me aperfeiçoar mais para que se torne um grande fonte de renda” – destacou. 

Prestigiando a Feira, o diretor-geral do Detran-RO, Paulo Higo Ferreira de Almeida, falou da importância da 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras. “Abrir espaço para as servidoras que têm um empreendimento é muitíssimo importante. Hoje essas mulheres expõem seus  negócios para o público e comercializam seus produtos, captando novos clientes, conhecendo outras empreendedoras, e principalmente motivando outras mulheres a empreender. Queremos que nossas servidoras estejam felizes, isso traz qualidade de vida à elas, e consequentemente melhorar seu rendimento no trabalho junto a autarquia” – finalizou Paulo Higo.

A 1ª Feira de Mulheres Empreendedoras do Detran-RO foi realizada nesta quinta-feira, 31, na

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix

MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix

Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A

Fiscalização em papelarias é realizada pelo Procon; com dicas de economia na compra de materiais escolares em Rondônia

Fiscalização em papelarias é realizada pelo Procon; com dicas de economia na compra de materiais escolares em Rondônia

O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos

Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI

Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI

A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa

FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais

FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)