Segunda-feira, 7 de junho de 2021 - 15h58
A marca está
entre os mais importantes patrimônios de uma empresa. Quando bem cuidada,
pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta, pois é
o principal elo entre o negócio e o cliente. Registrar uma marca é a única
forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, da concorrência e
de ganhar espaço no mercado e para isso os pequenos empreendedores contam com o
apoio do Sebrae. É o caso da empreendedora Eusa Marques proprietária Blackout
Cosméticos, que está localizada no município de Ouro Preto do Oeste, distante
cerca de 330 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia.
“Eu comecei a empreender sem muito conhecimento e com a vontade de
gerar emprego e renda também para outras pessoas. Primeiro eu abri uma empresa
de confecções, sem nenhuma experiência e com pouco conhecimento, a empresa não
deu certo e quando eu estava fechando pedi ajuda ao Sebrae para empreender em
um novo negócio e recebi consultoria de marketing para a fachada da loja, para
a criação do site e o principal que foi o registro da marca que com o tempo
passa a ser entendida como o referencial da qualidade dos nossos produtos”,
comenta Eusa.
Marca é todo sinal distintivo (palavra, figura e símbolo)
visualmente perceptível que identifica e distingue produtos e serviços em
relação a outros iguais ou semelhantes, qualquer que sejam suas origens.
Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis
copiadores, da concorrência e de ganhar espaço no mercado. Apesar dos custos
envolvidos, o empreendedor deve entender que o registro de marca é um
investimento, e não uma despesa, pois essa ação vai se refletir no futuro fluxo
de caixa da empresa.
Dia dos Namorados
Eusa percebeu que, além de agregar valor o registro da marca e
nome de seu empreendimento, é importante adotar estratégias de olho na
sazonalidade e aquecimento das vendas nas datas comemorativas. O Dia dos
Namorados, por exemplo é uma data muito aderente ao produto que ela tem na sua
prateleira. Adotando medidas simples mas marcantes, é possível não apenas
aquecer as vendas nesses dias mas fidelizar os clientes para os próximos
esforços de vendas. Não é à toa que todos os colaboradores da Blackout
cosméticos, ao ingressarem na empresa, fazem os cursos on line e gratuitos do
Sebrae. Isto pode explicar muito o êxito de Eusa.
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