Segunda-feira, 3 de agosto de 2020 - 17h12
O e-mail marketing é objetivo, pois por meio dessa ferramenta é possível enviar mensagens diretamente para quem interessa. Há quem diga que o envio de e-mails é algo invasivo, ultrapassado e que serve apenas para lotar a lixeira de leitores apressados.
Na verdade, quem fala isso talvez ainda não conheça ferramentas como Mailchimp que, em conjunto com outras estratégias, tornam o e-mail marketing um dos grandes aliados na luta para captar leads.
Muitas vezes subestimado e outras vezes visto até como um desperdício, o e-mail é uma alternativa de comunicação online bastante conhecida. A utilidade e a eficiência dele no marketing vai depender do modo que você o utiliza.
Saiba o que é o E-mail marketing
Você sabe que garantir a presença digital do seu negócio é fundamental nos dias de hoje. Sabe também que ter uma boa hospedagem de site garante um bom desempenho para o seu site.
Mas como tornar essa presença digital realmente eficiente, capaz de captar leads e conquistar clientes?
É aí que pode entrar em ação o e-mail marketing. Ele consiste em uma ferramenta que visa melhorar e facilitar a interação entre uma empresa e os seus clientes.
Por meio dele você pode divulgar ofertas, serviços, oferecer infoprodutos e melhorar o atendimento pós-venda.
Como o e-mail marketing pode melhorar a sua relação com os clientes
O e-mail marketing é eficiente para coletar dados dos seus clientes e ainda manter o engajamento deles com o seu negócio. Por meio desse tipo de ação você pode assegurar uma boa interação com o seu público. Veja com mais detalhes como tudo isso pode ser realizado.
Segmente
O e-mail marketing é caracterizado pela segmentação. Ou seja, graças às mensagens de e-mail você fala apenas com quem interessa para o seu negócio, que é a sua persona.
É por isso que quando o assunto é e-mail marketing não cometa o erro de comprar listas de clientes. Elas vão na contramão de uma das principais características dessa estratégia, que é a segmentação.
As listas de e-mail muitas vezes contam com nomes que não são o público do seu negócio. Nesse caso, as suas mensagens vão se tornar inconvenientes e o destino delas será a lixeira.
Por causa disso, se mantenha longe das listas. Nesse caso, o que você pode fazer é captar nomes interessados em seu negócio por meio do seu blog, landing pages e outros recursos, como a Hello Bar, que pode ser utilizada em seu site para coletar e-mails.
Escolha um bom template
Em meio a tanta informação que é a internet, se o seu e-mail não contar com nenhum destaque, ele será apenas mais uma mensagem competindo com assuntos sobre trabalho e estudos.
Por isso, escolher um template adequado para a sua mensagem ganha muita importância, pois ele vai criar a identidade para a sua mensagem. Lembre-se que estamos na era dos dispositivos móveis e o seu template deve ser responsivo.
Além disso, ele deve disponibilizar espaço capaz de equilibrar imagem e texto, pois enviar um e-mail apenas com imagem faz os servidores acreditarem que se trata de spam.
Saiba que menos é mais
Na hora de redigir o seu e-mail, lembre-se de seguir a sagrada cartilha do Webwriting, especialmente quando ela destaca a eficiência e importância dos textos curtos.
A escrita para a web chama mais atenção por meio de frases curtas e objetivas.
Por isso, não tenha medo de aparar as arestas do seu texto, pense que no meio de um bombardeio de informações o seu cliente quer uma informação rápida. Sendo assim, vá direto ao ponto!
Além disso, é importante também redigir os seus e-mails levando em conta os gatilhos mentais que podem influenciar o leitor.
Use a linguagem adequada
Saiba falar a linguagem da sua persona. Se o seu produto ou serviço exige uma linguagem mais coloquial, então utilize esse tipo de linguagem.
Dependendo do seu cliente e também do propósito do seu e-mail, você pode estabelecer uma linguagem em tom de conversa.
Por isso, é uma boa ideia tratar o leitor pelo nome, pois além de humanizar a mensagem, segmenta ainda mais o recado estabelecendo uma conversa direta.
Tenha tudo planejado
O e-mail marketing é eficiente, mas deve ser usado com moderação, ou melhor, com planejamento. De nada adianta conhecer o seu público e enviar e-mails sem nenhum critério, sem nenhum objetivo em mente.
O ideal é estabelecer quais são os objetivos da sua campanha de e-mail marketing.
Será que é captar leads? Divulgar uma promoção? Ao ter uma noção mais precisa dos seus objetivos, será mais fácil até mesmo determinar a frequência de envios.
Por isso, não é à toa que ter à disposição uma ferramenta de envio de e-mails vai ajudar você a melhorar essa estratégia e, consequentemente, melhorar a interação com os clientes.
O e-mail marketing é uma ferramenta repleta de vantagens
Ele é segmentado, curto e direto, um recurso que fala o que interessa para quem realmente interessa, ou seja, a sua persona.
E então, acho que já é hora de você seguir as dicas acima na hora de elaborar a sua campanha de e-mail marketing, não é mesmo?
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