Sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025 - 10h13
No ano passado, a Shoppe atingiu o recorde de R$ 60 bi em produtos
vendidos e ocupou o 2º maior faturamento de marketplaces no Brasil, ficando
apenas atrás do Mercado Livre
Os pequenos negócios brasileiros estão
se beneficiando com a participação em lojas de marketplace. A Shopee, por
exemplo, atingiu R$ 60 bilhões em vendas no Brasil em 2024 – esse é o melhor
resultado da marca na história e coloca a plataforma como a segunda maior do
setor por aqui, ficando atrás apenas do Mercado Livre. Em terceiro lugar, está
a Amazon. Atualmente, são mais de 3 milhões de vendedores brasileiros
registrados na plataforma, que são responsáveis por 90% do que é comercializado
pela Shopee no país.
No ano passado, a Shopee assinou um acordo de cooperação técnica com o
Sebrae para ajudar os donos de micro e pequenas empresas (MPE) com capacitações
on-line sobre como vender na plataforma ou alavancar os negócios de forma
geral.
Além do acesso gratuito a uma jornada de aprendizagem para vendas em
canais digitais, o projeto prevê oficinas e mentorias especializadas
. A ideia é que as empresas tenham um
espaço diferenciado dentro da plataforma, aumentando a visibilidade de seus
produtos.
Compre do Pequeno
O estímulo à compra dos pequenos
negócios, inclusive pelas plataformas de marketplace, foi o motivo da campanha
Compre do Pequeno em 2024, realizada pelo Sebrae no mês em que se comemora o
Dia da Micro e Pequena Empresa – celebrado em 5 de outubro.
A campanha teve o objetivo de
incentivar o consumo consciente, com prioridade para as MPE no momento da
compra. O Sebrae acredita que, desse modo, cada brasileiro está dando a sua
contribuição para movimentar a economia, contribuindo para a geração de
empregos e com o desenvolvimento sustentável das pequenas comunidades.
Como atuar no e-commerce
Para apoiar os pequenos negócios no
caminho do mercado digital, o Sebrae disponibiliza cursos para os
empreendedores. Confira algumas das principais ações:
Up Digital – É um programa
de aceleração digital do Sebrae, composto de três aulas ao vivo e duas
mentorias que vão transformar a maneira com que você utiliza o digital nos seus
negócios: seja para organizar as suas finanças e até mesmo para se posicionar
nos canais digitais e conquistar novos clientes. Até o fim deste ano, o
programa está com uma oportunidade limitada, sendo possível se inscrever gratuitamente
no curso.
Como criar um site para a sua
empresa – O curso oferece instruções para a construção de um site
empresarial. É dividido em oito módulos, em que você poderá testar a sua
aprendizagem com exercícios que o ajudarão a aplicar os conceitos abordados.
Customer Success – É um curso o que
ensina o que é customer success e seus benefícios. Nele, você vai aprender a
agradar o seu público. Além de compreender conceitualmente o que significa essa
estratégia, vai entender as métricas e o cálculo do índice de saúde dos seus
clientes, bem como mensurar o retorno sobre o investimento.
CNC revela que Rondônia perdeu 10 milhões em impostos com apostas on-line
Um estudo divulgado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) estima que as empresas de Rondônia têm uma perda de 183,1 milhões de faturamento, e
Cartão de Crédito e Débito para MEI, veja como buscar o seu
O Governo Federal, em parceria com o Banco do Brasil, lançou recentemente o Cartão MEI , um produto financeiro exclusivo para Microempreendedores In
Sebrae convida para o lançamento de seu portfólio de soluções
O Sebrae em Rondônia programou em todos seus escritórios regionais, eventos para marcar o lançamento do pacote de soluções para o ano de 2025. Serão
O Sebrae anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para o novo ciclo do Catalisa ICT, programa que transforma pesquisas acadêmicas em inovações