Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Edital de R$ 190 milhões para acordo direto em precatórios é lançado pelo governo de RO


Edital foi lançado para acelerar pagamento de precatórios - Gente de Opinião
Edital foi lançado para acelerar pagamento de precatórios

O governo de Rondônia lançou novo edital para realização de acordos diretos em precatórios, disponibilizando R$ 190 milhões para esse fim. O esforço busca proporcionar aos credores, uma maneira mais rápida e eficiente de receber seus créditos. O Edital_Acordo_direto_Estado_9_2024 foi lançado na segunda-feira (18).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que, a ação é parte de uma estratégia para fortalecer a gestão pública e beneficiar diretamente a população. “O edital permitirá que os credores recebam seus valores de forma mais ágil, trazendo alívio financeiro para muitas famílias e empresas. Além disso, reforça o empenho do governo em resolver as pendências com transparência, eficiência e respeito aos rondonienses.”

PROCESSO DE ADESÃO

Os interessados devem aderir ao programa até o dia 19 de dezembro. Para isso, é necessário observar os requisitos estabelecidos no edital, preencher o formulário eletrônico, assiná-lo e solicitar que o advogado protocole a petição no processo correspondente ao precatório, garantindo assim, transparência e acessibilidade ao processo.

A iniciativa permite que os credores recebam de forma antecipada, com deságio de 40% o valor dos precatórios corrigidos monetariamente e acrescidos de juros. A medida não apenas acelera o processo de pagamento, mas também promove uma gestão fiscal responsável, contribuindo para o equilíbrio das finanças do estado e atendimento aos direitos dos credores de maneira eficaz.

O titular da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), Luís Fernando Pereira da Silva, enfatizou sobre os benefícios do programa. “Estamos focados em dar celeridade ao pagamento de precatórios, reduzindo o passivo financeiro e proporcionando mais segurança jurídica. Essa é uma demonstração de que a gestão estadual está voltada ao equilíbrio fiscal e atendimento das demandas da sociedade.”

Para mais detalhes, os credores podem acessar o portal oficial da Secretaria de Estado de Finanças ou consultar diretamente a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/RO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), que estão conduzindo o processo.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

SEDEC Acelera Negócios no Carnaval: plataforma do Governo de Rondônia Já Beneficia Mais de 770 Empreendedores!

SEDEC Acelera Negócios no Carnaval: plataforma do Governo de Rondônia Já Beneficia Mais de 770 Empreendedores!

Se tem algo que define o povo rondoniense, é o espírito empreendedor. A vontade de inovar, fazer acontecer e valorizar o que é nosso está cada vez m

SENAI-RO e SEBRAE alinham estratégias conjuntas para atuar no Programa Brasil Mais Produtivo

SENAI-RO e SEBRAE alinham estratégias conjuntas para atuar no Programa Brasil Mais Produtivo

Para fortalecer a atuação conjunta de atuação no Programa Brasil Mais Produtivo (B+P), a diretoria-regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Indu

Agentes Sebrae na Sua Empresa iniciam novo ciclo de atendimento

Agentes Sebrae na Sua Empresa iniciam novo ciclo de atendimento

O Sebrae possui agentes que atendem os pequenos negócios em seu próprio estabelecimento. São atendimentos gratuitos em que são oferecidas uma orient

 Como criar uma poupança e fortalecer sua resiliência financeira

Como criar uma poupança e fortalecer sua resiliência financeira

Por Que Ter uma Reserva de Emergência?Imagine que seu carro quebrou ou que um problema de saúde inesperado surgiu. Você tem dinheiro guardado para li

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)