Quarta-feira, 14 de julho de 2021 - 17h57
A Superintendência da Zona Franca de Manaus
(Suframa) e o Serviços de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia estão
alinhados no fomento de iniciativas que promovam projetos de Pesquisa
Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Em reunião realizada esta semana (14),
na sede do Sebrae em Rondônia, as duas entidades debateram estratégias neste
sentido.
O Superintendente Adjunto da Suframa, Manoel Amaral
Fernandes Filho e sua equipe técnica, composta de Vitor Lopes, Marcelo
Cavalcante, das coordenações gerais de Gestão Tecnológica e de Desenvolvimento
Regional e o coordenador regional em Porto Velho da entidade, José Otávio
Moraes Gomes foram recepcionados pelo Presidente do Conselho Deliberativo do
Sebrae em Rondônia, Helio Dias e pelos diretores Samuel Almeida (técnico) e
Clébio Billiany (administrativo financeiro).
A agenda faz parte de uma estratégia para
fortalecer o ecossistema de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em
toda a área de abrangência da Autarquia (Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e
Macapá e Santana no Amapá).
Manoel Amaral Filho apontou que a região de atuação do órgão é próspero, mas que precisa de incentivo: “Precisamos corrigir eventuais distorções para transformar a região como um Novo Eldorado. Para isso, precisamos integrar as ações desenvolvidas pelas entidades que atuam na Amazônia como Suframa, Sebrae, Sudam, bancos entre tantas, especialmente nos projetos de PD&I”, disse ele.
O Superintendente Adjunto informou que anualmente são disponibilizados cerca de R$ 700 milhões apenas para projetos dessa natureza e nem sempre essa informação tem sido repercutida. “A Pesquisa desenvolvimento & Inovação pode agregar valor aos produtos amazônicos, tornando-os competitivos no mercado”, concluiu Amaral Filho.
“O Sebrae se integra nessa jornada, junto à Suframa, em busca de estimularmos a cultura da Inovação, sobretudo no setor produtivo, que tem demonstrado se adaptar às novas tecnologias e até mesmo nos novos modelos de conexões comerciais, potencializadas pela Transformação Digital. Nesta seara, idealizamos o Conecta Sebrae Agrolab Amazônia, uma grande vitrine 100% on line para integrar as iniciativas de produtos, soluções, ferramentas, tendências e discussões de governança que afetam diretamente o setor produtivo da Amazônia Legal”, disse Samuel Almeida.
Os projetos focados em PD&I são altamente necessários para o desenvolvimento regional. Neste momento em que o país atravessa o grave problema da pandemia, a inovação tecnológica passa a ter relevância estratégica não apenas em relação à economia, mas principalmente no tocante à ciência, saúde e estudos relacionados com possíveis e futuras crises.
Uma grande oportunidade para se debater essa relevância em um grande fórum, que possa congregar todos os estados da Amazônia Legal, bem como entidades que estão conectadas ao agronegócio da região deve acontecer justamente durante os dias 14 a 16 de setembro, durante a Agrolab Amazônia.
Agrolab Amazônia – Evento 100% virtual
A Agrolab Amazônia é uma plataforma virtual que acessada pelo site www.agrolabamazonia.com, com inscrições gratuitas e é uma proposta inovadora, sobretudo quando se há o paradigma a ser quebrado no que se refere ao produtor rural não estar conectado. A realização da primeira edição da Agrolab Amazônia foi a evidência exatamente do oposto disso. O setor produtivo está se conectando ao digital e uma feira on line é o instrumento que fomenta isso. Stands virtuais, com exibição e comercialização de produtos, máquinas, implementos, soluções em inovação e tecnologia, além de debates, palestras e discussões que estão diretamente ligadas ao agronegócio da Amazônia Legal. Para saber como foi a primeira edição ano passado e se inscrever gratuitamente, basta acessar www.agrolabamazonia.com e preencher um rápido cadastro e ter acesso um mundo de Inovação e Tecnologia no setor produtivo.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,