Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Encontro Econômico Brasil-Alemanha propõe “caminhos verdes”


Encontro Econômico Brasil-Alemanha propõe “caminhos verdes” - Gente de Opinião

Dando continuidade ao propósito de promover conexões estratégicas, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) esteve representada por seu presidente Marcelo Thomé, em mais um evento internacional. Dessa vez, participou do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), evento tradicional de grande relevância para a agenda de relacionamento bilateral entre Brasil e Alemanha.

Realizada em Belo Horizonte nesta segunda e terça-feira, a 39ª edição deste evento contou com a presença de autoridades como Geraldo Alckmin - vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, - que destacou a importância da reforma tributária para a atração e manutenção de negócios no país, e Robert Habeck, Ministro Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, - que afirmou o interesse pela concretização do acordo de livre-comércio euro-sul-americano (UE-Mercosul).

Também estiveram reunidos especialistas, empresários, representantes de associações setoriais, investidores, e gestores governamentais para debater sobre o tema “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização”.

Com o  objetivo de fortalecer as relações de cooperação e negócios entre Brasil e Alemanha, foram realizados painéis temáticos que trataram de sustentabilidade e descarbonização industrial, transição energética, transformação digital, desafios geopolíticos e oportunidades de investimentos em transmissão de energia, nos quais palestrantes compartilharam suas experiências sobre cogeração de energia, o desafio de descarbonização, a tecnologia de produção de hidrogênio verde a partir da eletrólise da água, inovação em agronegócios, certificação e rastreabilidade. A programação do evento ainda incluiu visitas técnicas a indústrias locais e rodadas de negócios.

“Algumas dessas agendas são prioritárias para nós, em especial pela matriz energética brasileira já ser bastante sustentável, e considerada a matriz mais limpa do mundo, o que nos traz grandes possibilidades, inclusive de atração de investimentos para as indústrias ou empresas que querem reduzir as emissões nos seus processos produtivos. Para Rondônia, são diversas oportunidades de cooperação e de parcerias para a realização de projetos específicos, a exemplo da geração do biogás e do hidrogênio sustentável, que a gente defende ser possível produzir em nosso Estado”, afirma Thomé.

O EEBA é anual, e essa edição foi promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Gente de OpiniãoDomingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal destinará mais de R$ 49 bilhões a estados e municípios

Governo Federal destinará mais de R$ 49 bilhões a estados e municípios

Foi anunciado, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, mais uma etapa do Novo PAC Seleções. O Governo Federal realizará inve

Receita Federal abre nesta sexta-feira, 21, consulta ao lote residual de restituição do IRPF de fevereiro/2025

Receita Federal abre nesta sexta-feira, 21, consulta ao lote residual de restituição do IRPF de fevereiro/2025

A partir das 10 horas desta sexta-feira (21), o lote residual de restituição do IRPF do mês de fevereiro de 2025 estará disponível para consulta.O c

Fecomércio-RO alerta empresas sobre o envio do Informe de Rendimentos até o dia 28 de fevereiro

Fecomércio-RO alerta empresas sobre o envio do Informe de Rendimentos até o dia 28 de fevereiro

O fornecimento do documento é obrigatório para trabalhadores celetistas e autônomos que prestaram serviços às empresas. O Informe de Rendimentos é um

Plataforma Contrata+Brasil I - O Governo que comprar de você! Tem Interesse?

Plataforma Contrata+Brasil I - O Governo que comprar de você! Tem Interesse?

No dia 11 de fevereiro, o governo lançou o portal Contrata Mais Brasil, uma plataforma voltada para facilitar o acesso de microempreendedores indivi

Gente de Opinião Domingo, 23 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)