Sábado, 20 de novembro de 2021 - 10h23
Uma iniciativa do mandato da deputada federal Mariana Carvalho está ajudando milhares de rondonienses a mudarem de vida. É o Feirão Nome Limpo. Um projeto que conta com uma grande rede de parceiros e que proporciona a negociação de dívidas, com o abatimento de juros e a possibilidade de parcelamento adequado às possibilidades de pagamento do cidadão.
O Feirão Nome Limpo chega a sua terceira edição nos próximos dias 26 e 27 de novembro no SESC de Vilhena. As primeiras edições aconteceram em Ariquemes e Ji-Paraná e tiveram uma grande adesão da população.
O público-alvo do Feirão Nome Limpo são os mais de 668 mil rondonienses inadimplentes. O número corresponde a cerca de um terço da população de Rondônia, de acordo com o Serasa. As maiores cidades do Estado concentram a maior parte dos devedores e, por essa razão, foram escolhidas para sediar as cinco primeiras edições do projeto. Depois de Vilhena será a vez de Cacoal (10 e 11 de Dezembro) e Porto Velho (15 a 18 de dezembro).
O Feirão Nome Limpo foi inspirado na Lei do Superendividamento [Lei 14.181], que teve sua aprovação articulada pela deputada rondoniense no Congresso Nacional. Na Câmara, Marina foi a presidente da Comissão Especial responsável pela análise da proposta que deu origem à lei sancionada neste ano.
O Feirão é uma ação inédita em Rondônia e tem o apoio da Fecomércio, Serasa, CDLs, SPC, Associações Comerciais, Febraban, Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonias), Energisa, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, CAERD, Lojas Gazin, Havan, Bemol e outras empresas em cada município.
“Fico muito feliz em participar do Feirão e ver na prática o nosso trabalho dando resultados. As pessoas saem felizes pois voltam a ter seus nomes limpos e isso representa muito. É a dignidade resgatada, é a possibilidade de poder comprar algo novamente para a casa, para a família. Ouvi lindos testemunhos durante a realização do Feirão”, conta a deputada Mariana.
Um desses testemunhos foi o da dona Adelaide “Ter o nome limpo significa muito. É poder andar de cabeça erguida. E, pra gente que não tem como comprar nada à vista, isso facilita muito”, destacou a moradora de Ariquemes.
Quem também aproveitou o Feirão foi o servidor público Paulo Rossi, que esteve no presente e conseguiu renegociar uma dívida de R$ 1.000 com a Energisa no dar um entrada e obter desconto de que
Opiniões e resultados
“O evento foi positivo e com demandas que vão além daquelas que atendemos no dia a dia. Com certeza, a realização em outras cidades será muito importante”, afirmou Marison Melo, gerente do Procon em Ji-Paraná.
Somente o Procon atendeu e realizou a negociação de mais de 700 consumidores nas duas primeiras edições do Feirão. Diversas outras entidades e empresas também fizeram inúmeras negociações.
“O Feirão é uma ação relevante por que o cliente tem a oportunidade de regularizar sua situação, com condições diferenciadas, com descontos e conseguindo parcelar ou reparcelar suas dívidas”, destacou Kris Brilhante, gerente de Recebíveis da Energisa.
A Energisa, que possui um grande número de clientes inadimplentes em todo o Estado, negociou quase R$ 1 milhão eu dívidas apenas em Ariquemes, demostrando o sucesso do Feirão.
Já o gerente regional da região central do Senac, Walter Silva fez um importante alerta à população de Vilhena, Cacoal e Porto Velho: “A população dessas cidades não pode perder essa grande oportunidade”, disse.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,