Terça-feira, 11 de julho de 2023 - 12h40
Dialogar
soluções sobre a viabilidade da estrada que liga o Brasil com os portos no Peru
por meio do Oceano Pacífico, e assim fomentar negócios e incrementar a política
de comércio exterior com os países vizinhos, principalmente como o Peru. Foi
com esse objetivo que os poderes Executivos e Legislativos de Rondônia e Acre
promoveram a Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia
Ocidental, na qual teve a participação da Federação das Indústrias do Estado de
Rondônia (FIERO), nesta segunda-feira, 10, nas dependências da Assembleia
Legislativa.
Da FIERO,
estiveram presentes os conselheiros Helio Lins e Marcos Pires, e o
superintendente, Gilberto Baptista, que em sua breve participação defendeu a
união das bancadas para duas agendas permanentes, que vem sendo sustentadas
pela entidade representativa da indústria. Uma delas é o fim das cotas de
transporte entre os países e a outra é a fiscalização permanente de
funcionários do Ministério da Agricultura nas fronteiras. “Essas duas
pendências podem dar mais celeridade no transporte das cargas entre os países”,
afirma. Quanto ao escoamento da produção pelo Pacífico, Baptista lembrou que
este sempre foi uma das bandeiras da FIERO.
As
potencialidades comerciais de Rondônia foram apresentadas pelo vice-governador
e secretário de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Sérgio Gonçalves. Durante
sua fala, apresentou números do crescimento da exportação em valores. “Em 2020
as exportações de Rondônia somavam 1,37 milhões de dólares, e fechamos o ano de
2022 com uma cifra de 2,34 milhões de dólares”, ressalta. “Sendo que hoje são
mais de 250 produtos exportados pelo nosso estado”, completou.
Pelo lado
acreano, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita
apresentou os números do PIB daquele estado, a produção local, como o cultivo
de grãos, que vem se fortalecendo nestes últimos anos, proteína animal e
madeira, e enalteceu o fortalecimento da rota interoceânica Amazônia Ocidental,
como forma de impulsionar e incrementar os negócios do Acre.
Na
apresentação, foram mostradas as obras do Porto de Chancay, no Peru, que
se tornará um hub de redistribuição de cargas no Pacífico, que fica localizado
a 80 quilômetros ao norte de Lima-Peru. De acordo com o vídeo apresentado, o
porto quando concluído, além de ser o maior centro logístico do
Pacífico-Sul-americano, poderá receber navios porta containers e redistribuir
cargas do Chile, Equador e Colômbia.
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