Sexta-feira, 19 de janeiro de 2024 - 15h01
Em 2016, quando Leonardo
Borges buscava, por meio de tutoriais na internet, descobrir como se produziam alfajores,
que pretendia vender na faculdade, a intuição já lhe dizia que sua primeira empreitada
na confeitaria seria bem-sucedida se atraísse a clientela universitária pelos
olhos antes de conquistá-la pelo sabor.
Por mais que a ideia inicial fosse
a de gerar uma renda extra para ajudar a custear o curso de medicina, o jovem
tinha muito zelo na hora de preparar a guloseima feita de biscoitos recheados
de doce de leite cobertos de chocolate. Esse carinho, herdado da mãe e sócia,
Laura, que com frequência produzia doces em casa, mudaria drasticamente a rota
profissional de Leonardo em pouco tempo.
Na cozinha modesta da família,
em Porto Velho, capital de Rondônia, os Borges aumentaram o portfólio açucarado
da futura marca com um toque norte-americano, criando combinações divertidas de
cores e sabores, sempre com ingredientes de qualidade, e passaram a vender seus
produtos por meio de uma loja online.
Da parceria entre mãe e filho, surgiu a Flakes.
A conquista da clientela,
dessa vez por intermédio das redes sociais, crescia intensamente. Sob a direção
astuta e autodidata de Leonardo, os doces da dupla viralizavam na internet por
todo o Brasil e até no exterior. Fato é que, mesmo depois de formado, o médico trocou
o estetoscópio por tigelas, medidores e espátulas. Abriu sua primeira loja
física na cidade em 2018, com 100 m².
A confeitaria, que já era
sensação em Porto Velho, ganhou mais apelo internacional depois que a princesa
do Pop, Britney Spears, repostou em março de 2022 um dos ovos de Páscoa do
Instagram da marca. O ovo de colher Dragê, recheado com brigadeiro e decorado
com granulado de miçangas coloridas crocantes, foi rebatizado de Ovo Pop Star
em homenagem à cantora.
Em abril deste ano, a Flakes
atravessou o país para dar o início ao seu projeto de expansão, investindo
1 milhão de reais em uma loja-conceito no Itaim-Bibi, em São Paulo. Instalada
no térreo de um prédio comercial, a loja, de 300 m², dividida em dois andares é
assinada pela arquiteta Sarah Penido, que garantiu os cantinhos instagramáveis —
inclusive um cenário no meio do salão com um conversível vintage da Porsche na cor verde pistache. A confeitaria virou
sucesso nas redes sociais e os doces continuam sendo objetos de desejo.
Em média, 5 mil pessoas passam
por ali todo mês. A segunda unidade paulistana, aberta em agosto no Brooklin,
oferece o mesmo menu e funciona no sistema de delivery e retiradas, além de ser a fábrica e espaço de criação
para os lançamentos. A marca chega a vender por mês cerca de 20 mil unidades de
doces variados nas três unidades. Entre os carros-chefes da marca está o éclair cravejado de pedacinhos de
pistache californiano, recheado de uma levíssima musse de leite, geleia de
frutas vermelhas, ganache cremosa de
pistache da própria marca (batizada de flakestacchio) e morangos frescos
— sobremesa feita na hora, que, equilibrada no dulçor, traz ao paladar uma explosão
de sabores.
O portfólio conta com cerca de
60 produtos, entre os quais se incluem outros best-sellers, como a
famosa “coxinha” de morango coberto de brigadeiro de chocolate belga e o croissant recheado de brigadeiro de
pistache. A confeitaria também disponibiliza croissants com recheios salgados para rápidas refeições, além de
bolos e doces sob encomenda para festas e datas comemorativas.
Em apenas seis anos de história, a Flakes registrou um faturamento de 10 milhões de reais em 2023. Para 2024, a projeção é dobrar a receita e a expectativa é de que cerca de 25% dos 20 milhões faturados seja apenas da venda de produtos licenciados (incluindo a ganache de pistache queridinha, a flakestacchio). O projeto de expansão prevê novas lojas pelo país no formato de franquias que custam entre 500 mil e 1 milhão de reais.
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