Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Flakes: como a venda despretensiosa de doces deu origem à confeitaria milionária


Foto: Pedro Guerra - Gente de Opinião
Foto: Pedro Guerra

Em 2016, quando Leonardo Borges buscava, por meio de tutoriais na internet, descobrir como se produziam alfajores, que pretendia vender na faculdade, a intuição já lhe dizia que sua primeira empreitada na confeitaria seria bem-sucedida se atraísse a clientela universitária pelos olhos antes de conquistá-la pelo sabor.

Por mais que a ideia inicial fosse a de gerar uma renda extra para ajudar a custear o curso de medicina, o jovem tinha muito zelo na hora de preparar a guloseima feita de biscoitos recheados de doce de leite cobertos de chocolate. Esse carinho, herdado da mãe e sócia, Laura, que com frequência produzia doces em casa, mudaria drasticamente a rota profissional de Leonardo em pouco tempo.

Na cozinha modesta da família, em Porto Velho, capital de Rondônia, os Borges aumentaram o portfólio açucarado da futura marca com um toque norte-americano, criando combinações divertidas de cores e sabores, sempre com ingredientes de qualidade, e passaram a vender seus produtos por meio de uma loja online. Da parceria entre mãe e filho, surgiu a Flakes.

A conquista da clientela, dessa vez por intermédio das redes sociais, crescia intensamente. Sob a direção astuta e autodidata de Leonardo, os doces da dupla viralizavam na internet por todo o Brasil e até no exterior. Fato é que, mesmo depois de formado, o médico trocou o estetoscópio por tigelas, medidores e espátulas. Abriu sua primeira loja física na cidade em 2018, com 100 m².

A confeitaria, que já era sensação em Porto Velho, ganhou mais apelo internacional depois que a princesa do Pop, Britney Spears, repostou em março de 2022 um dos ovos de Páscoa do Instagram da marca. O ovo de colher Dragê, recheado com brigadeiro e decorado com granulado de miçangas coloridas crocantes, foi rebatizado de Ovo Pop Star em homenagem à cantora.

Em abril deste ano, a Flakes atravessou o país para dar o início ao seu projeto de expansão, investindo 1 milhão de reais em uma loja-conceito no Itaim-Bibi, em São Paulo. Instalada no térreo de um prédio comercial, a loja, de 300 m², dividida em dois andares é assinada pela arquiteta Sarah Penido, que garantiu os cantinhos instagramáveis — inclusive um cenário no meio do salão com um conversível vintage da Porsche na cor verde pistache. A confeitaria virou sucesso nas redes sociais e os doces continuam sendo objetos de desejo.

Em média, 5 mil pessoas passam por ali todo mês. A segunda unidade paulistana, aberta em agosto no Brooklin, oferece o mesmo menu e funciona no sistema de delivery e retiradas, além de ser a fábrica e espaço de criação para os lançamentos. A marca chega a vender por mês cerca de 20 mil unidades de doces variados nas três unidades. Entre os carros-chefes da marca está o éclair cravejado de pedacinhos de pistache californiano, recheado de uma levíssima musse de leite, geleia de frutas vermelhas, ganache cremosa de pistache da própria marca (batizada de flakestacchio) e morangos frescos — sobremesa feita na hora, que, equilibrada no dulçor, traz ao paladar uma explosão de sabores.

O portfólio conta com cerca de 60 produtos, entre os quais se incluem outros best-sellers, como a famosa “coxinha” de morango coberto de brigadeiro de chocolate belga e o croissant recheado de brigadeiro de pistache. A confeitaria também disponibiliza croissants com recheios salgados para rápidas refeições, além de bolos e doces sob encomenda para festas e datas comemorativas.

Foto: Pedro Guerra - Gente de Opinião
Foto: Pedro Guerra
Foto: Pedro Guerra - Gente de Opinião
Foto: Pedro Guerra

Em apenas seis anos de história, a Flakes registrou um faturamento de 10 milhões de reais em 2023. Para 2024, a projeção é dobrar a receita e a expectativa é de que cerca de 25% dos 20 milhões faturados seja apenas da venda de produtos licenciados (incluindo a ganache de pistache queridinha, a flakestacchio). O projeto de expansão prevê novas lojas pelo país no formato de franquias que custam entre 500 mil e 1 milhão de reais.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Adélio Barofaldi exalta inovação do Grupo Rovema

Adélio Barofaldi exalta inovação do Grupo Rovema

 Grupo Rovema, uma das principais referências no setor de agronegócio do Estado de Rondônia, anunciou mais uma opção de pagamento, o Rovema Barter.

Rondônia conquista recorde histórico no aumento de renda dos trabalhadores e no topo da Região Norte com ganho mais alto

Rondônia conquista recorde histórico no aumento de renda dos trabalhadores e no topo da Região Norte com ganho mais alto

Rondônia conquista melhor rendimento real médio habitual dos trabalhadores na Região Norte em 2024, com R$ 3.011 mil, e está entre os 11 estados com

Como Evitar Dívidas e Garantir Saúde Financeira - Publicar: 28/02

Como Evitar Dívidas e Garantir Saúde Financeira - Publicar: 28/02

O endividamento excessivo afeta 78% das famílias brasileiras, segundo a CNC. Isso significa que muitas pessoas estão gastando mais do que podem pag

Sebrae Delas celebra o Dia Internacional da Mulher com vários eventos

Sebrae Delas celebra o Dia Internacional da Mulher com vários eventos

O Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo dia 8 de março, será marcado também pelo início das atividades do Programa Sebrae Delas em Rondô

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)