Sexta-feira, 12 de novembro de 2021 - 10h04
As melhorias trazidas para os pequenos
negócios atendidos pelo Programa Brasil Mais têm se refletido na produtividade
das empresas e no aumento de seu faturamento. Em Macapá, capital do Amapá, a
hamburgueria do empreendedor Thiago Marques buscou a inovação para se
diferenciar no mercado. Com um estilo único na cidade, ele apostou em um
atendimento mais personalizado, com a escolha do pão, do ponto da carne e nas
cervejas e chopps artesanais para conquistar a clientela. Ao participar do
Brasil Mais, a empresa recebeu gratuitamente acompanhamento e orientação de um
Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae por quatro meses. Durante esse
período, o ALI fez um raio X da situação da empresa para avaliar a realidade do
negócio e ajudou o empresário na construção e implantação de um plano de
inovação.
Como resultado desse acompanhamento especializado, a
hamburgueria teve um aumento de 30% no faturamento, a partir de mudanças
simples que foram implementadas de forma rápida e com alto impacto. Depois de
um diagnóstico inicial, foram identificados pontos de melhoria nos processos do
sistema de pedidos e disposição de pessoal e equipamentos na cozinha. “Agora,
com a nova comanda, a gente não tem aquele retrabalho de preparar novamente o
pedido que foi feito errado. Conseguimos reduzir custos com a aplicação das
melhorias. E nós tivemos uma redução de tempo de preparo e entrega, o que
aumentou a rotatividade no nosso salão e o número de pedidos por delivery”,
comemora.
Em Itaituba, no Pará, a empresária Zandria Arai também
conseguiu aumentar a produtividade da sua livraria gospel. Com a ajuda de um
Agente Local de Inovação (ALI), ela implementou ferramentas para melhorar a
competitividade do negócio. Além do site, a empresa começou a utilizar um
sistema de organização de estoque e um novo sistema operacional de lançamento
de entrada e saída de mercadorias. Com as inovações na gestão, a livraria
alcançou em torno de 30% a mais no faturamento. “O programa operacional não
supria as minhas necessidades. Quanto ao estoque, hoje tenho uma pessoa
responsável por ele. Até para fechar os pedidos ficou mais fácil. Minha
experiência não poderia ter sido melhor, pois através das ferramentas de
inovação minha empresa conseguiu destravar e alavancar as vendas. Nosso
faturamento está crescente. A nossa demanda está maior e a equipe está mais
ativa, com metas diárias e cada um está fazendo o seu melhor”, contou.
Novo ciclo do Brasil Mais
O Programa Brasil Mais está com inscrições abertas até o
dia 21 de novembro para participação no terceiro ciclo da iniciativa. Para
participar basta se inscrever gratuitamente pelo endereço eletrônico: gov.br/brasilmais.
Desde novembro do ano passado, a iniciativa tem ajudado as micro e pequenas
empresas em todo o país com melhorias rápidas, redução de custos, inovação de
processos, aperfeiçoamento da gestão de recursos, entre outras ações. Ao todo
43.103 micro e pequenas empresas dos mais diversos segmentos já foram
atendidas.
Em média, uma empresa que participou do Brasil Mais teve,
entre novembro do ano passado e abril deste ano, um aumento de 52% da sua
produtividade, resultado obtido principalmente por uma melhora na gestão por
indicadores e inovação. Em termos de faturamento, a média de aumento ficou em
torno de 18%, com destaque para a Indústria, com 32%, seguido por Serviços, com
20% e Comércio, com 11%.
O programa Brasil Mais é uma iniciativa do Governo
Federal, coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da
Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Senai e
pelo Sebrae, na aplicação da metodologia dos Agentes Locais de Inovação
(ALI). A meta é atender 105 mil micro e pequenas empresas até o final de
2022.
Novembro da Inovação
Durante todo o mês de novembro, a Agência Sebrae de
Notícias vai publicar uma série de conteúdos voltados à difusão da prática da
inovação pelas pequenas empresas. Vamos mostrar que a inovação não é uma
prática restrita ao universo dos grandes negócios e que não demanda –
necessariamente – grandes investimentos. Desfazer o mito de que inovar é algo
inacessível ao dono de uma micro ou pequena empresa faz parte da missão do
Sebrae.
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