Sexta-feira, 27 de outubro de 2023 - 16h56
Como os consumidores se veem vivendo em mais um ano economicamente
desafiador? Esta é a pergunta que guia a mais recente pesquisa realizada pela
Blackhawk Network Brasil, empresa líder na distribuição de cartões-presente no
país, que busca entender o comportamento atual dos consumidores brasileiros
diante de um cenário econômico desafiador. No total, foram entrevistados 1.054
brasileiros com mais de 18 anos de idade para o estudo divulgado esse mês pela
empresa. Olhando para o panorama macroeconômico do país, a pesquisa constatou
que 98% dos consumidores brasileiros estão preocupados com as pressões do custo
de vida e com sua situação financeira frente às condições turbulentas da
economia.
Preços dos alimentos e inflação são as maiores preocupações
As maiores aflições dos brasileiros estão concentradas no preço dos
alimentos, apontado por 76% dos consumidores, e na inflação do país, citado por
73% - questões que aparecem muito à frente das outras áreas, como a recessão
econômica (22%) e serviços públicos (22%). Outros motivos de preocupação
bastante citados foram com a segurança em seus empregos (48%) e o preço do
combustível (38%), sendo que, de setembro de 2022 para cá, todas as principais
causas de preocupação econômica aumentaram. Outros números comprovam ainda como
a perda de emprego impactou inúmeras famílias no Brasil. Ao examinar
detalhadamente esta frente, a pesquisa constatou que 54% das pessoas da Geração
Z perderam emprego nos últimos 6 a 12 meses - um número superior se comparado
às gerações Millennials, Gen X e Boomers, correspondendo a 46%, 36% e 26%,
respectivamente. Ainda que a previsão de desemprego total permaneça baixa,
esses números ainda são altos. Diante
deste cenário, 66% dos entrevistados planejam mudar seus comportamentos de
compra, sendo que 54% dos brasileiros pretendem comprar marcas mais baratas ou
produtos genéricos das lojas, enquanto 50% planejam comprar produtos em
promoção. De acordo com Fernanda Carbonari, Managing Director da Blackhawk
Network Brasil, conhecer todas essas variáveis é de extrema relevância para as
empresas, já que a compreensão do consumidor deve ir além de fatos e números.
“Entender o que motiva os clientes nos ajuda a fornecer às marcas parceiras uma
visão mais compreensível das tendências atuais e futuras”, explicou. Olhando mais precisamente para o mercado dos
gift cards, apesar dos diversos desafios citado, a pesquisa constatou que mais
consumidores estão abertos a comprar cartões-presente em 2023, inclusive com
valores mais altos. Além disso, os dados mostram que 83% dos entrevistados
estão usando os cartões-presente para suas necessidades diárias, como
alimentação, compras em supermercados, higiene pessoal, entre outras. A pesquisa também evidencia que os gift cards
são cada vez mais visto como uma boa opção para presentear e vêm caindo ainda
mais no gosto do público.
Fonte: Ana Luiza Silveira Perez <aperez@jeffreygroup.com>
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