Sexta-feira, 15 de abril de 2022 - 09h59
Na última quarta-feira (13), aconteceu a abertura do Feirão de Emprego e Microcrédito, em Porto Velho, evento do Governo de Rondônia, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec. As ações também se estenderam até quinta-feira (14), no refeitório do Campus Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Ifro, tendo como objetivo levar à população cursos gratuitos de capacitação, cadastro para vagas de emprego disponíveis pelo programa “Geração Emprego”, e ainda apresentar o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Proampe e suas condições operacionais, na oferta de microcrédito produtivo e orientado.
Na ocasião, o secretário da Sedec, Avenilson Trindade, anunciou a marca dos R$ 30 milhões de operações aprovadas pelo Proampe, em apenas um ano de projeto ativo. O programa leva microcrédito produtivo e orientado a 21 municípios de Rondônia, para pequenos negócios do campo e da cidade, em uma parceria com prefeituras, instituições financeiras credenciadas e o Sebrae. “Cada ação, cada política pública, cada projeto executado, soma para o desenvolvimento econômico de Rondônia”, destacou.
“Essa 1ª edição representa um grande passo, sendo entregue à população importantes trabalhos do Governo de Rondônia, com intuito de oportunizar aos empreendedores de pequenos negócios a exposição dos seus produtos. O nosso maior objetivo é alcançar todo o Estado com essa ação”, enfatizou a coordenadora de Micro e Pequenas Empresas, Associações e Cooperativas da Sedec, Patrícia Portela.
Com mais de 140 vagas de empregos ofertadas apenas na primeira tarde do evento, a coordenadora estadual do Sine, Teresa Cristina, ressaltou que o programa “Geração Emprego” é uma grande prateleira de oportunidade.
“Mais que um feirão de emprego, é um feirão de oportunidades, o programa proporciona ao empresário o encontro de um perfil adequado para a sua empresa, e a oportunidade ao trabalhador para se capacitar, além de possibilitar que ele encontre uma vaga de emprego desejada.
O “Geração Emprego” também oferece um espaço para que as pessoas possam se cadastrar e oferecer os seus serviços de forma autônoma.
SERVIÇOS OFERECIDOS
– encaminhamento para vagas de emprego;
– orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital (CTPS);
– elaboração de currículo profissional;
– apresentação da plataforma “Geração Emprego”;
– orientação e direcionamento aos empreendedores sobre gestão e formalização de empresas;
– roda de conversa sobre empreendedorismo;
– instruções para solicitação de crédito do “Proampe”;
– oferta de cursos gratuitos;
– apresentação da “Hub.RO”;
– atendimento, orientação e auxílio para abertura, alteração e baixa de empresas;
– solicitações de certidões de atos de registro (simplificada, inteiro teor, específicas);
– dúvidas sobre legislação de registro;
– atendimento de MEI para realização de consulta prévia;
– dúvidas sobre utilização do “Empresa Fácil”, e
– participação de empreendedores locais com oferta de produtos.
Na realização do 1º Feirão do Emprego e Microcrédito, o Governo de Rondônia teve a parceria da Junta Comercial do Estado de Rondônia – Jucer, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas – Sebrae e Associação de Empreendedores de Rondônia – Aeron, que integram o Circuito Empreendedor.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,