Sábado, 9 de abril de 2022 - 07h07
Em meio a área rural do município de Ouro Preto do Oeste está uma riqueza que impressiona e encanta o mundo, as matérias-primas da natureza rondoniense transformadas em diversos cosméticos por meio de uma saboaria mantida por mulheres. O local recebeu na quinta-feira (7) a visita da comissão espanhola liderada pela ministra conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha, Maria Elisa Barahona Nieto, representante da União Europeia, acompanhada do cônsul honorário, Fernando Bravo Sanchez.
A administradora da saboaria, Mareilde Freire, mostrou à comissão espanhola as etapas para agregar valor as matérias-primas da natureza rondoniense como o babaçu, buriti, copaíba, andiroba; produtos que têm valor, inclusive, para a saúde humana, e também ajuda no rejuvenescimento.
No local, a sala de controle de qualidade chamou a atenção da ministra. O trabalho é todo manual, feito por cerca de 30 mulheres, e “obedece os padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa)”, garante Marielde Freire.
Os produtos são comercializados em Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Porto Velho, e já alcança o mercado internacional: Alemanha, Suíça, Estados Unidos e Portugal. Para exportar para a Alemanha, a Saboaria contou com o apoio do Governo de Rondônia por meio do Programa “Invest Rondônia” desenvolvido no âmbito da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec).
“A saboaria é um empreendimento acompanhado pela “Invest Rondônia”, que trabalha tanto com atração de investimentos para o Estado quanto para dar apoio à exportação dos nossos produtos”, disse a gerente de Relações Internações da Sedec, Isabela Leite.
“A nossa produção é feita por meio de um projeto de base comunitária envolvendo mulheres, em defesa da nossa floresta em pé, especialmente do babaçu e buriti. Trabalhamos em três linhas: empoeirar mulheres, promover o desenvolvimento sustentável e valorizar a cadeia produtiva da região, e assim processamos cosméticos de excelente qualidade”, assegura Mareilde.
O trabalho da Saboaria já é conhecido pela embaixada devido a participação do empreendimento no Prêmio de Mulheres Rurais realizado pela Embaixada da Espanha no Brasil em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura - IICA, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO e a ONU Mulheres. “Eu tinha um grande interesse em conhecer essa comunidade que participou do Prêmio Mulheres Rurais da Embaixada da Espanha. Elas estão fazendo um trabalho ótimo, não só desenvolvendo renda para suas famílias, mas também protegendo o babaçu e buriti; temos que reconhecer o importante papel que estão fazendo”, afirma a ministra conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada da Espanha.
O grupo realiza visitas diplomáticas em Rondônia desde segunda-feira(4) e deve permanecer até sábado (9). A comitiva está sendo acompanhada pelo adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Marcílio Leite, e pela gerente de Relações Internações da Sedec, Isabela Leite.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,