Quinta-feira, 7 de novembro de 2024 - 13h06
Rondônia é um terreno fértil para os negócios, a cada mês mais empresas se interessam em aproveitar as oportunidades de desenvolvimento, e gerar empregos e rendas. De acordo com o mais recente levantamento da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), de janeiro a outubro de 2024, o estado registrou a abertura de 22.936 novos negócios, ultrapassando a quantidade de 22.155 alcançada no mesmo período de 2023. O crescimento é de 3,5%.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os números são reflexo das ações conjuntas do governo, parceiros e sociedade para melhoria do ambiente de negócios. ‘‘Abrir uma empresa no estado está cada vez mais simples, ágil e vantajoso, pois Rondônia está em evidência no Brasil em desenvolvimento econômico, sendo o estado com a menor taxa anual de desemprego do país, onde os negócios prosperam e melhoram a empregabilidade’’, ressaltou.
O incentivo aos empreendedores pelo governo de Rondônia começa com os serviços prestados pela Jucer, considerada a ‘‘maternidade’’ das empresas.
Segundo o presidente da Junta Comercial de Rondônia, José Alberto Anísio, há uma evolução acontecendo no ambiente de negócios do estado ‘‘Mais moderna e tecnológica com os investimentos recebidos nos últimos anos, a Jucer garante que a abertura de empresas aconteçam 100% de modo digital, de forma simples e com agilidade, contribuindo para um ambiente de negócios atrativo’’, destacou.
O registro de empresas acontece por meio do sistema estadual ‘‘Empresa Fácil RO’’, que pode ser acessado no link https://www.empresafacil.ro.gov.br/. No sistema, segundo o vice-presidente da Jucer, Éder Neves Falcão, há integração dos órgãos de esferas distintas envolvidos na abertura de empresas, tornando possível resolver tudo por essa única plataforma. O tempo médio para registro de uma empresa é de 3h6min, um recorde de agilidade no estado. ‘‘Trabalhamos com o compromisso de facilitar a vida de quem quer empreender, para garantir negócios seguros e com condições de crescer’’, afirmou.
EMPREENDEDORISMO
O governo de Rondônia também tem investido em qualificar a população gratuitamente para atender a demanda das empresas, por meio do Geração Emprego, Programa Vencer, e das escolas profissionalizantes fixas e móveis do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).
Também estimula o empreendedorismo por meio das ações da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). O titular da Sedec, Sérgio Gonçalves, salienta que o governo está atuando para auxiliar o empresário de diversas formas. ‘‘A Secretaria acolhe, assessora e ajuda os negócios a prosperarem, com estímulo às boas práticas e alcance de mercados consumidores’’.
Confira as principais ações de impulsionamento do empreendedorismo:
O Hub.RO Coworking e Incubadora fortalece o ecossistema empreendedor de Rondônia, fornecendo o suporte necessário para que novas empresas possam prosperar e contribuir para o desenvolvimento econômico da região. Localizado no 1º piso do shopping de Porto Velho, o espaço oferece um ambiente de trabalho compartilhado gratuito e promove eventos e capacitações.
A plataforma destaca-se como um marketplace (plataforma online que conecta diversos vendedores a uma grande base de compradores), funcionando como uma vitrine virtual gratuita para micro e pequenos empreendedores alcançarem consumidores em todo o estado, fortalecendo o desenvolvimento econômico regional. E os clientes podem acessar o site ou baixar o app, e encontrar os estabelecimentos mais próximos, comparar valores e explorar as ofertas disponíveis. Para mais informações sobre o “Rondônia Tem Tudo!” acesse o site https://rondoniatemtudo.ro.gov.br.
A Feira do Empreendedor tem o objetivo de fortalecer a economia local, sendo uma vitrine presencial da diversidade de produtos e serviços rondonienses, com oportunidades valiosas para os empreendedores. Para participar da feira, os empreendedores devem ficar atentos às publicações dos editais divulgados na página da Sedec, no Portal do governo de Rondônia: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/edital-de-credenciamento-de-empreendedores-sedec-codmpe/
A Invest Rondônia auxilia empresas para alcançar novos mercados nacionais e internacionais. Além de prestar assessoramento para instalação ou ampliação de negócios no estado. Um das ações é o Rondônia Day, um evento de promoção comercial do estado de Rondônia em outros estados e países. Mas também atua em :
O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (Proampe), tem como objetivo ajudar os empreendedores a manter os pequenos negócios em pleno funcionamento, com o incremento de crédito. Para obter informações ou solicitação de microcrédito, basta acessar proampero.web.app, e os endereços físicos das unidades do Proampe no estado podem ser consultados através do endereço eletrônico: linktr.ee/proampe.ro.
Os empreendedores têm auxílio para o recrutamento de colaboradores por meio do Geração Emprego. Por meio desse serviço, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico de Rondônia intermedia a relação entre contratado e contratante, ajudando as empresas parceiras a encontrar pessoas qualificadas para o preenchimento das vagas. Confira o serviço acessando o endereço: https://geracaoemprego.ro.gov.br/vagas-de-emprego?order_by=newest&application=geracaoemprego&page=1.
A Coordenação de Geointeligência de Dados Econômicos, vinculada à Sedec, possui uma robusta Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), com dados georreferenciados capazes de traduzir a condição de um setor em um determinado geoespaço, o que ajuda na tomada de decisões do governo e também de investidores. As informações estão disponíveis no https://geo.sedec.ro.gov.br/.
Até dia 31: empresas precisam quitar dívidas para retornar ao Simples Nacional
Os empreendedores que foram desenquadrados do Simples Nacional têm até o dia 31 de janeiro para quitarem dívidas com a União e solicitarem o reingre
Sine Municipal de Porto Velho oferece 40 vagas de emprego nesta semana; saiba como se candidatar
Realizando o papel de intermediador entre a sociedade e as empresas, a Prefeitura de Porto Velho, através do Sine Municipal, está disponibilizando 40
Um novo esquema criminoso tem feito vítimas no país – o golpe da selfie, como foi identificado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), tem t
Sebrae viabilizou cerca de R$ 3 bilhões em crédito para pequenos negócios em 2024
A retomada da economia brasileira tem se refletido também no acesso dos empreendedores a crédito. No último ano, o Fundo de Aval para Micro e Pequen