Segunda-feira, 8 de abril de 2019 - 13h41
A adoção de tecnologia nos
serviços do Governo de Rondônia trouxe resultado imediato na economia do
Estado. Serviços internos de telefonia fixa que hoje estão ligados à rede de
fibra óptica do Governo, denominada Infovia, geraram economia nas despesas de todas
as secretarias do Estado e a produção de serviços tecnológicos para o público
externo tem economizado quase R$ 1 milhão de reais por semestre. Essas
funcionalidades trazem agilidade, eficiência e ficam mais baratas por serem
desenvolvidas pelo próprio Governo.
A Superintendência do Estado
para Resultados (EpR) estimou os gastos com servidores do setor de
desenvolvimento com eventuais contratações de serviços da mesma natureza. O
resultado foi a economia de quase R$ 1 milhão de reais por semestre aos cofres
públicos.
Serviços criados pela EpR,
trazem economia para todas as secretarias e isso só é possível graças ao
posicionamento da superintendência, que tem atuado diretamente com todas as
secretarias para que não sejam desenvolvidas, contratadas e criadas ferramentas
redundantes ou que serão usadas por um tempo determinado.
Um exemplo disso é a
construção de um sistema para Agência Estadual de Vigilância em Saúde de
Rondônia (Agevisa), que vai mudar todo o modo operacional de atuação. A Agevisa
desenvolvia suas atividades manualmente e em um futuro próximo será totalmente
de forma digital. Esse sistema poderá ser utilizado por outros órgãos, como
Idaron, Agero e Sedam, gerando economia para estes. “Trabalhamos com inovação
de serviço e qualidade de investimento. Temos um processo de criação que faz
com que sejam desenvolvidas ferramentas que são necessárias para a secretaria
ou o órgão que venha solicitar nossos serviços”, afirma Maico Moreira, gerente
de desenvolvimento.
Com mais de 63 sistemas
implantados, utilizados diretamente pela EpR, seja por criação ou manutenção, a
superintendência trabalha com seis servidores responsáveis pelo primeiro
atendimento, os chamados Product Owners da metodologia Scrum, utilizada pela
superintendência. Essa etapa faz o levantamento de todas as informações do
produto desejado antes de chegar ao setor de desenvolvimento. Esse trabalho
diferenciado na captura de informações analisa se de fato a secretaria precisa
de um sistema, uma funcionalidade no site já existente, se é um problema de
marketing ou até mesmo se o fluxo de processo de trabalho está incorreto.
“Esse estudo de impacto é a
melhor maneira de tomarmos as decisões do que deve ter prioridade na parte de
criação e desenvolvimento. Para esse tipo de decisão precisamos saber qual a
importância do serviço para o cidadão e se está em decorrência com o plano do
atual governo”, diz o superintendente Coronel Delner Freire.
Depois da reunião de primeiro
contato onde, Denise Jeane, David Lucas, Julien Martins, Henrique Douglas,
Maria Luiza e Thiago, os Product Owners realizam o diagnóstico da demanda e
analisam as necessidades do órgão requisitante, eles vão em busca da melhor
alternativa para tornar o produto desejado prático, eficiente e de qualidade,
agregando valor ao serviço prestado pelo Estado aos servidores e cidadãos. Para
o diretor executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da (EpR), Hudyson
Barbosa “essa é uma das melhores maneiras que se tem para deixar Rondônia mais
eficiente no atendimento direto ao cidadão, esteja ele precisando de
atendimento no Tudo Aqui ou para emitir qualquer outro tipo de documento
fornecido pelo Governo”.
Os técnicos da EpR afirmam que
após o primeiro atendimento é possível entregar um serviço para o cliente
(nesse caso secretarias e órgãos do Governo) em apenas 10 dias. Atualmente o
setor de desenvolvimento está atendendo 48 entidades e possui 8 projetos na
fila de espera. Alguns passando por atualizações e/ou manutenções. Segundo
eles, um sistema nunca morre ou tem sua finalização por completa.
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