Quarta-feira, 1 de dezembro de 2021 - 15h56
A vontade de viver novamente
experiências, somada à fadiga digital e ao sentimento de auto recompensa pelos
danos trazidos pela pandemia devem contribuir para a volta dos consumidores às
ruas neste Natal. No entanto, depois de quase dois anos de restrições de
circulação por causa da pandemia da Covid-19, o gerente de Relacionamento com o
Cliente do Sebrae Nacional, Ênio Pinto, analisa que o maior desafio para os
empreendedores no atendimento presencial será atender às expectativas dos
clientes que já estão mais acostumados com a fluidez e segurança do mundo
digital.
“Vivemos agora o chamado mundo
phygital, que é a fusão do mundo físico e digital e os clientes cada vez mais
vão exigir uma experiência positiva, tanto no seu canal de venda digital quanto
no seu canal presencial”, explicou o especialista. Segundo ele, o
atendimento presencial deve ser visto pelo empreendedor com um ponto de calor
com o cliente, onde é possível criar um ambiente mais encantador para as
compras do Natal, explorando todos os cinco sentidos: visão, audição, olfato,
paladar e tato. “A experiência natalina, por si só, é relevante e favorável
para atrair os clientes no presencial. Então, é hora de aproveitar para
caprichar na decoração, na organização da loja e no atendimento, sem esquecer
dos protocolos de higiene, evitando aglomeração”, ressaltou.
Para ajudar os donos de pequenos
negócios na preparação das vendas do Natal deste ano, o especialista do Sebrae
destacou algumas dicas para os empreendedores. Confira abaixo como aproveitar a
volta dos clientes às ruas para as festas de fim de ano:
1. Transforme sua loja
física na embaixada da sua marca
Hoje vivemos a era da experiência e na
loja física a chance de proporcionar esse encantamento é muito maior. Por isso,
aproveite os cinco sentidos para criar uma atmosfera positiva que seja o
reflexo da sua marca. Invista na ornamentação da loja, coloque uma música
natalina, traga perfume ao ambiente e até mesmo organize os produtos para
estimular o toque. Também ofereça algo para estimular o paladar do cliente na
hora da compra, com balinhas, jujubas, entre outras possibilidades.
2. Tenha um time que
seja mais do que vendedores
Para construir esse ambiente encantador
será preciso dar uma atenção especial ao seu time de colaboradores. Afinal,
você só conseguirá apresentar uma experiência positiva para o seu cliente se o
seu colaborador também tiver absolutamente engajado e motivado no negócio. No
período de Natal, ofereça comissionamentos diferenciados, premiações para metas
específicas e faça um bom treinamento. Não esqueça que as metas devem ser de
fato desafiadoras para que tenham impacto real no volume de vendas.
3. Proporcione uma
jornada fluida de compras para o seu cliente
Pense em como deixar o seu cliente mais
seguro e confortável dentro da sua loja. Mesmo com vontade de frequentar
novamente os ambientes presenciais, muitas pessoas ainda estão se adaptando a
esse momento de retorno ao ritmo “normal” de vida. Além de continuar atento aos
protocolos de higiene, eles também estão mais acostumados com a fluidez do
mundo digital, com compras facilitadas, diferentes meios de pagamento, entre
outros benefícios.
4. Ofereça produtos e
serviços que também transmitam uma experiência positiva
A pandemia foi um momento difícil para
todos e muitas pessoas vão querer se auto afagar ou se recompensar no Natal.
Privilegie produtos de fácil manuseio, que não dê tanta manutenção ou
recorrência de troca, pois ninguém quer ter preocupações. Com a expectativa de
um grande volume de vendas, invista na qualidade dos seus produtos e serviços.
Fuja de opções “piratas” para não gerar dor de cabeça para você nem para seu
cliente depois.
5. Integre os seus
canais de venda presenciais e digitais
A transformação digital é um dos
legados da pandemia e o mercado digital tornou-se uma realidade para os
pequenos negócios de todos os segmentos. Esteja preparado para a gestão do seu
negócio em multicanais, conhecido como omnicanalidade. Agora está muito mais
comum receber um cliente na sua loja que já viu os produtos pelas suas redes
sociais e até mesmo começou um relacionamento por meio do WhatsApp ou direct.
Você terá que recebê-lo na sua loja já sabendo dos gostos e interesses com um
atendimento muito mais personalizado. Muitos clientes também vão recorrer ao
presencial apenas para fechar as vendas.
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