Terça-feira, 18 de maio de 2021 - 11h28
Recentemente, o Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), se reuniu vitualmente com representantes da Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital (SMD) de Porto Velho: superintendente Vinicius Miguel, o Diretor do Departamento de Articulação, Noel Leite da Silva, e o Chefe da Assessoria Técnica, Raimundo Nonato Martins de Castro; para traçar estratégias com o objetivo de levar atendimento aos empreendedores dos distritos de Porto Velho, que hoje, precisam se deslocar até a capital para fazer a regularização de empreendimentos. Serviços como abertura de empresas MEI, Declaração Anual - MEI, impressão do DAS, Alterar dados empresariais do MEI, regularizar empresa, etc., podem chegar até eles, através da Sala do Empreendedor. Pelo Sebrae, esteve presente Silane Guedes, analista de políticas públicas, da Unidade de Articulação Institucional do Sebrae.
"A mobilização do Sebrae com vistas à promover a formação de empreendedores é fundamental para a melhoria dos serviços", afirma o superintendente Vinicius Miguel.
As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam os vários serviços aos empreendedores local, especialmente aos Microempreendedores Individuais (MEI). Nesse tipo de parceria, o Sebrae fica responsável pela capacitação do servidor municipal que realiza o atendimento na unidade, e pela caracterização do espaço.
“A atuação do Sebrae junto às prefeituras tem o objetivo de abrir um leque de possibilidades para os gestores públicos atuarem de forma estratégica para fomentar o Desenvolvimento local. No caso dos distritos, estamos articulando para que os Empreendedores dessas localidades não precisem se deslocar até Porto Velho para buscar principalmente, serviços voltados para o MEI - Microempreendedor Individual”, esclarece Silane.
Também foi discutido no encontro a designação e capacitação de agentes de desenvolvimento nos distritos. A expectativa é a de que tais agentes venham a desempenhar um papel importante de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.
A expansão do atendimento faz parte da estratégia do programa Cidade Empreendedora que o Sebrae está propondo aos municípios, formalizado recentemente, com a prefeitura de Porto Velho.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,