Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Economia

Sebrae fecha 2021 com grandes avanços no Programa Cidade Empreendedora

Estado de Rondônia foi o único a ter 100% de adesão dos municípios


Sebrae fecha 2021  com grandes avanços no Programa Cidade Empreendedora - Gente de Opinião

O ano de 2021 foi de grandes desafios, mas também de grandes avanços para o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae). Um dos grandes resultados alcançados neste ano foi a adesão de todos os municípios ao Programa Cidade Empreendedora e Inovadora, que tem dez eixos estruturantes de desenvolvimento.

Fruto de uma ampla articulação do Sebrae em Rondônia, desde a sua diretoria até os colaboradores dos atendimentos nos oito escritórios regionais espalhados pelo Estado, o feito alcançado demonstra a importância que os gestores municipais dão às ferramentas que podem promover o desenvolvimento econômico em seus territórios.

“Ainda que tenhamos realidades diferentes dentro das unidades federativas, umas com 52 municípios, outras com pouco mais de 20, o importante é que conseguimos mobilizar todos os prefeitos para a relevância de organizar a casa, preparar o ambiente de negócios e então promover o desenvolvimento, e o Programa Cidade Empreendedora é a ferramenta ideal para isso, além de estar ancorado na Agenda 2030 da ONU, que propõe a redução das desigualdades no planeta”, disse Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae em Rondônia.

O Cidade Empreendedora e Inovadora foi criado pelo Sebrae para apoiar a transformação econômica dos municípios por meio da implementação de um conjunto de ações estratégicas voltadas para a melhoria do ambiente de negócios, promovendo e fortalecendo as micro e pequenas empresas e consequentemente gerando renda e empregos para as cidades. O programa se organiza em dez eixos de atuação definidos para contemplar todas as temáticas que de alguma maneira influenciam o desenvolvimento dos territórios, e para cada um desses eixos foram criadas ferramentas e soluções que visam ao planejamento e à melhoria da eficiência da gestão municipal.

Para o diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, a adesão ao programa mostra a relevância que os gestores municipais enxergaram na iniciativa: “O Programa Cidade Empreendedora propõe a geração e negócios nos municípios, potencializando seus vetores de desenvolvimento e os prefeitos e prefeitas que aderiram perceberam como o Sebrae pode auxiliá-los na difícil porém assertiva missão de promover o desenvolvimento nos territórios”, disse Samuel.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O protagonismo das mulheres no cooperativismo rondoniense

O protagonismo das mulheres no cooperativismo rondoniense

O cooperativismo em Rondônia tem se destacado não apenas como uma força para o desenvolvimento econômico e social do estado, mas também como um ambi

Sebrae em Rondônia rende homenagem às Mulheres Empreendedoras

Sebrae em Rondônia rende homenagem às Mulheres Empreendedoras

Foi a partir de protestos por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos, ocorridos nos Estados Unidos e também em países europeus, no i

Mulher percebe cobrança indevida ao abastecer carro e alerta consumidores: “Confiram sempre o comprovante”

Mulher percebe cobrança indevida ao abastecer carro e alerta consumidores: “Confiram sempre o comprovante”

A atenção ao conferir pagamentos pode evitar prejuízos para os consumidores. Foi o que aconteceu com Marlucia Alves, de 58 anos, ao abastecer seu ca

Para baratear alimentos, governo anuncia ações em parceria com setor privado

Para baratear alimentos, governo anuncia ações em parceria com setor privado

Após diversas reuniões com empresários, produtores, agricultores e integrantes do setor produtivo, o Governo Federal anunciou nesta quinta-feira, 6

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)