Quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022 - 13h37
Cumprindo agenda iniciada na última quinta-feira (17), o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), deu um grande passo em busca da meta de aprovar R$ 100 milhões em microcrédito no Estado, com a inauguração de oito novas unidades de crédito do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe). Três municípios já tiveram a instituição inaugurada na cidade: Urupá, Nova Brasilândia d’Oeste e Seringueiras.
“Os três prefeitos demonstraram muito empenho e acolhimento ao projeto; estão com uma expectativa muito grande e evidenciaram que vão apoiar, dando todas as condições necessárias. Isso despertou esperança na população por mais um programa do Governo de Rondônia” disse o secretário adjunto da Sedec, Avenilson Trindade.
O “Proampe”, instituído pelo decreto nº 25.555, de 16 de novembro de 2020, visa impulsionar negócios, gerar emprego e renda para os rondonienses por meio do microcrédito produtivo e orientado. Sendo uma alternativa de financiamento especial, com concessão de crédito conjugado à capacitação e assistência técnica aos tomadores habilitados, tendo como parceiros o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prefeituras municipais e instituições financeiras credenciadas.
O programa leva esperança para muitos empreendimentos em todas as regiões de Rondônia, estimulando atividades econômicas, viabilizando melhores condições de vida e competitividade sustentável para os empreendedores de pequenos negócios.
A empreendedora de Seringueiras, Eliete Pereira relata que: “a partir do momento em que tive conhecimento do ‘Proampe’, achei muito interessante porque ele trás para o nosso município um crescimento, abrangendo todas as áreas. Acredito que esse programa vai ser um benefício para todo empreendedor que quer uma melhoria para o seu negócio.”
De acordo Avenilson Trindade, a expansão do microcrédito em Rondônia faz parte do Plano Estratégico Novo Norte Novo Caminho, criado pelo Poder Executivo, que busca por meio da inovação levar mais benefícios aos rondonienses, e o “Proampe” é um produto destas discussões para se chegar a uma solução mais adequada para o Estado.
Trindade comentou que com o programa, os recursos vêm também da iniciativa privada, pois as instituições financeiras reconhecem que é seguro e com garantias, pois segue o regramento do sistema financeiro nacional. Assim, muitos mais créditos são disponibilizados e alcançam os que necessitam.
O “Proampe” está presente em 13 municípios rondonienses, considerados de maior representatividade em demanda de volume de microcrédito e deve alcançar as outras 39 cidades ainda no primeiro semestre de 2022. Para isso estão sendo planejadas duas fases de adesão, com lotes de 19 e 20 municípios.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,