Segunda-feira, 17 de maio de 2021 - 13h17
A Semana do MEI
2021, encerrada nesta sexta-feira (14), foi marcada pela presença do
empreendedor, influenciador digital e escritor Rick Chesther. Como atração do
último dia, sexta-feira passada, ele apresentou a palestra “Pega a Visão”,
quando compartilhou sua trajetória e aprendizados que o tornaram conhecido no
país como “o empreendedor que transformou água em sucesso”. Com uma história de
vida marcada por muitas dificuldades e superação, ele transmitiu uma mensagem
de coragem e perseverança para mais de 500 pessoas que acompanharam a live. A
transmissão do evento ficou sob o comando do Sebrae em Santa Catarina.
O empreendedor, que
também é palestrante, detalhou o caminho que percorreu até ficar conhecido na
internet em 2017, quando postou um vídeo de poucos segundo falando como
conseguia ganhar dinheiro vendendo água na praia de Copacabana, no Rio de
Janeiro. Depois disso, ele viu sua vida se transformar aos 40 anos, quando foi
convidado para realizar uma palestra em Harvard (EUA) e virou garoto propaganda
de um banco no Brasil.
Com a convicção de
quem superou muitos obstáculos, ele aconselhou os empresários a buscarem ser os
mentores da própria vida. "Logo cedo eu aprendi que a caminhada não seria
fácil, mas para mim, o homem é aquilo que ele quer ser. Desistir nunca foi uma
opção. Eu também tive medo, como todo empreendedor tem, mas entendi o processo
e a partir disso, construi o degrau da coragem”, destacou.
Sobre o momento
atual de crise, Rick considerou que o empreendedor tem que estar sempre
preparado e aberto às mudanças: “Não se assuste com a crise nem com pandemia
porque não será a primeira nem a última. Depois da tempestade vem outra
tempestade. A diferença é que algumas pessoas estão se preparando durante a
tempestade para estar com mais casca para enfrentar a próxima”.
O empreendedor
também ressaltou o apoio que recebeu dos pais, que para ele foram seus grandes
mentores e exemplos de liderança. “Quando minha mãe teve um derrame cerebral,
meu pai chegou para mim e meus irmãos e disse que nossa família era uma empresa
e que precisávamos jogar em equipe. Foi ali que eu aprendi o papel de ser líder
e de ser liderado”, contou. Também foi com o pai que Rick aprendeu o valor do
conhecimento. “Quando fomos morar em Belo Horizonte, eu virei camelô e tive que
abandonar a escola, mas ouvi do meu pai que se não buscasse mais conhecimento
eu seria um vendedor mediano. Foi então que eu passei a comprar livros por R$ 1
no sebo e não parei mais de ler”, lembrou.
Ao longo da
palestra, surgiram várias perguntas dos participantes da Semana do MEI. Foram
dúvidas sobre como lidar com o medo de fracassar, como atrair mais clientes,
manter o foco e como não desanimar. Rick respondeu todas as perguntas com o
entusiasmo de quem tem consciência de suas origens e do que representa. “Quando
eu gravei aquele vídeo e postei nas minhas redes sociais eu não tinha noção de
que seria inspiração para milhares de pessoas. Antes eu comemorava apenas o meu
resultado, hoje eu comemoro a vitória de outras pessoas. Eu aceitei o desafio,
mas sei que tenho sempre que me colocar na posição de aprendiz. Se amanhã eu
for cancelado, como se diz hoje, vou volto a vender porque eu não sou
palestrante, sou apenas um vendedor motivado”, declarou.
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