Quinta-feira, 29 de abril de 2021 - 12h29
O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) em ação conjunta com o Programa de Sistema Nacional de Emprego (Sine) busca parcerias com instituições de capacitação e ensino, por meio do programa “Geração Emprego” com o objetivo de oferecer cursos gratuitos de qualificação e preparação de mão de obra para o mercado de trabalho.
A coordenadora geral do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Teresa Cristina, esteve em Vilhena na última terça-feira (27) onde participou de uma reunião com o presidente da Associação Comercial Industrial do município, Dirceu Hoffmann, apresentando propostas de parceria com empresários locais.
Teresa explicou que hoje, o Sine realiza o cadastramento de empresas e de candidatos a empregos. A maioria das vagas busca por pessoas qualificadas e com experiência e a falta de mão de obra qualificada é uma situação complicada tanto para os empresários quanto para os trabalhadores que buscam nova posição no mercado de trabalho.
Para mudar esse cenário, o sistema estará realizando cursos, a princípio ensino a distância (EaD), com a capacitação de profissionais para ingressarem no mercado de trabalho, proporcionando condições para fomentar a geração de emprego e renda, fortalecendo as atividades econômicas de cada região. “Temos uma demanda grande de pessoas em busca de emprego, porém sem nenhuma qualificação ou experiência. O Sine pretende por meio do “Geração Emprego” capacitar pessoas e direcioná-las às empresas que estejam em busca da mão de obra”, conta.
O Sine quer dar condições para que a cidade cresça cada vez mais com uma população capacitada para novas oportunidades, sendo um elo entre o trabalhador e o empregador. “Essa parceria com as empresas é extremamente importante para o desenvolvimento. Não adianta capacitar um grande número de pessoas e não ter o apoio dos empresários para contratação”.
A coordenadora do Sine também ressalta que o órgão vem buscando fortalecer as políticas públicas com o intuito de reduzir os impactos da pandemia.
Hoffmann revelou que Vilhena conta hoje com um grande número de vagas de emprego ofertadas pelos comerciantes, porém, a falta de candidatos capacitados tem sido um grande problema para novas contratações. “Essa iniciativa do Estado é muito bem vinda para nós, tenho certeza que os empresários não medirão esforços para firmar essa parceria”.
A reunião também contou com a presença do gerente da unidade regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Rafael Oliveira e da gerente regional do Sine, Salete Keller.
A equipe de coordenação do Sine esta percorrendo todo Estado, visitando os municípios que contam com o polo do órgão em busca de parcerias com as associações comerciais e empresariais com o intuito de diminuir o índice de desemprego em Rondônia.
MEI deve ficar atento às novas regras da Receita Federal quanto valores transferidos via Pix
Desde o dia 1º de janeiro, entraram em vigor as novas regras da Receita Federal do Brasil (RFB) para a fiscalização de transferências financeiras. A
O governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) percorre papelarias para garantir a defesa dos
Nove em cada dez microempreendedores individuais aprovam medida que criou a categoria do MEI
A aprovação da figura do microempreendedor individual (MEI) é praticamente uma unanimidade entre as pessoas que escolheram esse modelo para ingressa
FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e o governo do estado de Rondônia dialogaram sobre os avanços do projeto “Poder de Compra”,