Quarta-feira, 18 de maio de 2022 - 11h31
A origem da palavra logística vem do grego "logistikos”,
significando cálculo e raciocínio no sentido matemático. O desenvolvimento
deste serviço está relacionado às atividades militares, inicialmente o exército
persa utilizou uma marinha de grande escala em 481 A.C, com mais de 3.000
navios de transporte para sustentar o exército, transportando víveres e
equipamentos de guerra.
Avançando na linha do tempo e na sequência cronológica aparece Alexandre
“o grande”, o qual inspirou líderes futuros e muitas empresas.
Seu império abrangeu diversos países durante 13 anos, seu sucesso está
relacionado a forma de organização militar, onde realizou planejamento
abrangendo terrenos de batalha, tecnologias de armamento, gerenciamento do
sistema de transportes, objetivando agilizar o deslocamento das tropas,
suprimindo adversários, definindo através de equipes de engenheiros, formas de
ataque e controle das cidades conquistadas, criando o exército mais ágil
da época.
Na história da civilização humana, a questão do transporte sempre foi
pilar fundamental de grandes vitórias militares e econômicas. E hoje não é
diferente do passado, países com melhores estruturas logísticas acabam
vendendo mais, com um custo menor.
Relacionado a esta questão de eficiência em transportes está o setor de
fabricação de veículos automotores, é muito importante produzir um veículo
de qualidade, desde que esteja a disposição do cliente no destino, em
volume confiável ao longo do tempo, esta disponibilidade do produto na
prateleira é que torna a indústria automotiva nacional líder na América Latina.
Na hora de desenvolver um produto, e no caso aqui relacionado, de um
veículo automotor, o que é mais importante ? O design, a eficiência em consumo
de combustível ou a disponibilidade do item na hora da venda ?
O ato de comprar, em muitas situações, desencadeia uma certa ansiedade
no comprador, que deseja levar o item adquirido o mais rápido possível para
casa, e se este bem não for o mais disponível, é uma questão que pesa muito na
decisão de compra.
Se vende mais os itens que estão mais disponíveis, ponto. Então perceba
a linha de valor que a eficiência do transporte de veículos entrega.
Transportadora de veículo utiliza a técnica Kanban.
A missão da transporte de veículo é maior do que apenas transportar o veículo da
fábrica em direção à concessionária, cada caminhão cegonha carrega
consigo os valores e a bandeira nacional, transporta também a qualidade dos
profissionais e a sinergia do setor, se antes a logística era uma
atividade militar, hoje é uma atividade profissional pautada pelo interesse
econômico.
É através do serviço de transporte de veículos que a projeção do
poder econômico brasileiro se dá em toda a América Latina, pois o veículo
automotor é o item de consumo de maior valor agregado, comprado por todos
os nossos países vizinhos.
As muitas e diferentes técnicas de transporte de veículos são
desenvolvidas em território nacional e também importadas de outros países, como
por exemplo a técnica Kanban, criada pela empresa Toyota nos anos 60
pelas mãos de seu engenheiro Taiichi Ohno. É considerado o principal
responsável pela criação do Sistema Toyota de Produção. Nascido em Dalian,
China, de pais japoneses, formou-se em Engenharia Mecânica na Escola Técnica de
Nagoya e entrou para a Toyota Spinning and Weaving em 1932.
Também pelas mãos do setor automobilístico nacional se implantou nos
anos 80, o primeiro operador logístico nacional, liderado pela fabricante de
pneus Pirelli, onde abriu-se um conjunto de oportunidades comerciais com a
consolidação do conceito de terceirização do transporte de veículos,
partes e peças.
Transportadora de veículos foi que organizou a logística nacional.
Atualmente a atividade da transportadoras de motos saiu da responsabilidade da indústria automotiva, e passou
para grandes operadores logísticos globais, que possuem uma rede de transportes
trans-nacional.
Em tempos de pandemia esta cadeia global de transporte de veículos
sofreu mais por conta da mudança dos pedidos dos clientes, que mudaram de
itens de consumo do setor automotivo, para itens de saúde, como vacinas,
seringas e outros itens, onde encareceu o custo do frete em geral em todo o
mundo.
Não é a única explicação da crescente inflação mundial
pós-pandemia, as ações de fechamento de indústrias e de setores inteiros
para controlar a doença, desorganizou toda a cadeia de fornecimento, e
encareceu os preços.
A inflação pegou o Brasil de jeito mas também muitas economias
avançadas, e uma das explicações é a questão da pandemia relacionada com a
desorganização de operadores logísticos em todo o mundo, porque justamente
mostrar a todos nós a importância do custo do frete para a organização da
economia no Brasil.
A pandêmia desorganizou a transportadora de veículos, o que aumentou o
custo.
Após o fim da pandemia, levará de 2 a 3 anos para reorganizar toda
estrutura de operação logística global, o setor das transportadoras de
veículos é resiliente, e trabalha arduamente para oferecer o serviço de mudanças
Brasília df mais barato, sempre no menor
prazo de entrega possível.
Obviamente que o setor de transporte automotivo não foi o único afetado
pela desorganização da cadeia de global de transportes, tudo ficou mais
caro, e o consumidor percebeu este fato em todos os setores, por
conta de muitas ações de transferência de renda movida por governos em
todo o mundo, o imposto governamental acabou crescendo para todas as direções.
A proposta do "ficar em casa”, como forma de conter o desenvolvimento
da pandemia aumentou o custo de vida para toda a sociedade, e não existe
nenhuma expectativa de retorno aos custos pre-pandêmicos.
Uma vez que o custo de vida aumenta, é definitivo, seja por conta da
desorganização econômica ou política, existe pouca margem de manobra no governo
para contornar a situação, não apenas no Brasil mas em qualquer governo
democrático.
Ronaldo Luis Gonçalves
Pai, Marido, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital desde 2007
atuando no mercado de marketing digital e SEO. É mantenedor de diversos blogs e
sites na internet.
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