Segunda-feira, 28 de abril de 2014 - 15h22
Estão abertas as inscrições para o Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais promovido pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Embrapa Rondônia, por meio do Curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA). Serão ofertadas 16 vagas no curso que visa à formação de profissionais de excelência para atender as demandas crescentes da Amazônia por Inovação Científica e Tecnológica para o desenvolvimento sustentável.
As inscrições poder ser feitas até o dia 23 de maio no site do PGCA: www.pgca.unir.br
Podem participar quaisquer pessoas portadoras de Diploma, Certificado ou Declaração de conclusão de curso superior (reconhecido pelo MEC), emitida pela instituição de ensino, nas áreas de ciências ambientais, agrárias, biológicas e afins.
Segundo José Roberto Vieira Júnior, pesquisador da Embrapa e vice-coordenador do PGCA, o curso tem como área de concentração o tema “Biodiversidade amazônica e Agricultura Sustentável” e conta com duas linhas de pesquisa: Inter-relações nos sistemas de produção animal e vegetal no bioma amazônico; e Prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico.
Para o vice-coordenador do mestrado, sustentabilidade é uma das palavras-chaves do curso, pois o foco é adaptar ou desenvolver tecnologias e conhecimento para amenizar os impactos ambientais, possibilitando o uso racional dos recursos naturais da região.
Há 41 anos atuando para a excelência na produção científica
As inscrições foram abertas no dia 24 de abril, data que em Brasília ocorreu a cerimônia nacional que marcou os 41 anos da Embrapa no Brasil. Embora a data oficial de aniversário da Empresa seja 26 de abril, as comemorações foram antecipadas possibilitando uma feliz coincidência, conforme atentou José Roberto. “O curso de mestrado é mais um elemento que vem reiterar o trabalho contínuo da Embrapa no processo de conquista da excelência na produção científica e na utilização sustentável dos recursos naturais regionais, assim como na busca pelo desenvolvimento sócio-econômico da região”, explicou o pesquisador.
As aulas serão ministradas em Rolim de Moura, Campus Universitário da Unir, e em Porto Velho, na Embrapa Rondônia, que além de contar com vários pesquisadores no corpo docente, oferece aos alunos toda infraestrutura da Unidade, com os laboratórios de alta tecnologia e a amplo acesso a biblioteca.
Parceria Embrapa e Unir
O curso de mestrado em Ciências Ambientais é o primeiro e único do estado. Fruto de uma parceria entre a Unir e a Embrapa Rondônia, tem como objetivo a formação de profissionais aptos a atenderem demandas da Amazônia por inovação científica e tecnológica para o desenvolvimento sustentável da região.
A parceria na criação do mestrado proporciona a formação de profissionais competentes na área de ciências ambientais, que poderão desenvolver trabalhos de pesquisa aproveitando a infraestrutura, o corpo docente e os orientadores das duas instituições.
Fonte: Kélem Cabral
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84