Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores”


Acadêmicos de engenharias da Uniron sensibilizam governador Daniel Pereira com o livro “A vida secreta das árvores” - Gente de Opinião

De uns tempos para cá, a ciência comprova que as árvores e o homem têm muito mais em comum do que poderíamos imaginar. Da mesma forma que o ser humano, elas se comunicam, mantêm relacionamentos, formam famílias, cuidam dos doentes e dos filhos, têm memória, defendem-se de agressores e competem ferozmente com outras espécies.

A semelhança foi mostrada hoje (18) por acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade de Educação de Porto Velho (Uniron), ao presentearem o governador de Rondônia, Daniel Pereira, em audiência no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, com um exemplar do livro A vida secreta das Árvores.

Os acadêmicos Francisco José do Nascimento, Iego Mateus de Sá, Metu Zalem de Souza Costa, a coordenadora Kênia Paixão, e o professor de saúde ambiental, Alexandre Guimarães, entregaram o livro do engenheiro florestal Peter Wohlleben, como forma de ampliar o debate sobre a importância ecológica.

Esse livro faz parte da lista de mais vendidos do The New York Times, superando 1 milhão de exemplares. O jornal norte-americano o elogiou: “Peter Wohlleben tem encantado leitores e plateias com uma revelação há muito tempo conhecida pelos biólogos: as árvores da floresta são seres sociais.”

O governador destacou a importância da educação como fator de desenvolvimento e de transformação das pessoas. Ele se disse feliz, porque nos mais recentes indicadores da educação básica, Rondônia melhorou a pontuação. Aos acadêmicos manifestou o interesse em estabelecer parcerias com a Universidade, para que futuros profissionais possam praticar a futura profissão.

O acadêmico Iego Mateus destacou que, por ter fundamental importância na vida animal – incluindo o ser humano – a árvore produz frutos, ameniza o clima e serve ainda de contemplação, tornando-os felizes. “Por isso, não podem ser tratadas com desprezo, mas com atenção e carinho”.

A entrega do livro ao governador faz parte do Dia da Árvore, programado para 21 de setembro próximo, quando os acadêmicos distribuirão cem mudas de árvores frutíferas aos frequentadores do Espaço Alternativo.

Daniel Pereira se comprometeu a prestigiar a Semana da Engenharia, de 12 a 14 de novembro, no auditório da Faculdade. Este é o maior evento das engenharias na Uniron, prometendo este ano, ação solidária com impacto na sociedade porto-velhense.

No dia 22 de setembro, a Uniron se mobilizará, naquele mesmo Espaço, para o Dia de Defesa da Fauna, divulgando e conscientizando o público a respeito de animais silvestres. Desta vez, com ênfase para animais abandonados nas ruas da Capital.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)

Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)