Quinta-feira, 14 de novembro de 2013 - 06h07
Atendendo a uma prerrogativa do Ministério da Educação (MEC) que visa a inclusão social na educação básica onde qualquer escola deve receber o aluno com deficiência, independente de formação da turma especial ou não, os alunos do 2º período de Pedagogia participaram do projeto "Multifacetado para Crianças - Prosa, Poesia e Música em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras)".
A atividade prática orientada pelas professoras Larissa Gotti e Eliete de Souza marca o encerramento do semestre para as disciplinas no curso de Pedagogia da Faculdade Porto. Atualmente, todas as instituições de ensino precisam de ações inclusivas para alunos com qualquer tipo de deficiência. "O professor deve estar apto para trabalhar com este estudante bem como os demais", afirma Valmir Souto, assessor da Coordenação de Pedagogia.
A disciplina de Libras é ofertada com o objetivo de que os alunos possam trabalhar a inclusão nas escolas, aprender mais uma língua e consigam se comunicar com os alunos que tenham essa necessidade especial.
Valmir comenta que os alunos não saem habilitados para serem professores de Libras, pois para ser intérprete é preciso ter uma especialização na área. No curso de Pedagogia os acadêmicos saem aptos para trabalhar os alunos em sala de aula, ou seja, podem se comunicar com um aluno surdo da mesma forma que um ouvinte. "Um professor que não aprenda isso na faculdade vai precisar de um intérprete em Libras durante sua aula", acrescenta.
Fonte: Ascom
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