Segunda-feira, 29 de agosto de 2011 - 17h53
A Construtora Norberto Odebrecht e o Senai realizaram no último sábado, dia 27 de agosto, a formatura da terceira turma de jovens aprendizes do programa Acreditar Jr. O programa é destinado a filhos de funcionários do Consórcio Santo Antônio Civil (Csac) e Odebrecht Montagem que tenham entre 14 e 17 anos e que estejam cursando, no mínimo, o 6º ano do ensino fundamental. Receberam os certificados 317 alunos que participaram gratuitamente, durante um ano, dos cursos de Operador de Microcomputador, Assistente de Produção, Eletricista de Instalações de Veículos Automotores e Mecânico de Manutenção de Automóveis.
Ana Caroline Freitas, 17 anos, foi uma das formandas do curso de Operador de Microcomputador. Seu pai trabalha como mecânico hidráulico nas obras de construção da UHE Santo Antônio e sua a mãe é ajudante na mesma construção. A jovem seguiu os passos da irmã mais velha que se formou na primeira turma do Acreditar Junior. “Os professores são ótimos e estão preparados para nos ajudar e a nos ouvir. O programa nos ensina, além de uma profissão, a termos ética. Tenho certeza de que as portas do mercado de trabalho estão abertas para mim”, afirma Ana que quer cursar a faculdade de Jornalismo. A “mãe coruja”, Cleuza Pereira, confessa se sentir orgulhosa. “Minha filha mudou de comportamento porque está mais responsável. Ano que vem, quero inscrever meu caçula no programa”, declarou.
Formanda do curso de Gestão da Produção, Emanuele de Melo, 17, é um exemplo de superação. Deficiente física, ela anda com o auxílio de muleta e recorda que no início do curso, quando os professores perceberam sua dificuldade para subir as escadas que dão acesso às salas de aula, se prontificaram a transferir suas aulas para o andar térreo. Porém, Emanuele não aceitou e preferiu encarar o desafio. “Estou emocionada com a minha formatura. Gostei de tudo, principalmente dos professores”, disse a jovem que quer ser arquiteta. Sua mãe, Marlene de Melo, define o Acreditar Jr. como “a melhor coisa que aconteceu na vida da filha”.
No evento de formatura, ocorrido no Bingool Clube, o diretor de contrato do Consórcio Construtor Santo Antônio (CCSA), Mário Lúcio Pinheiro, fez um agradecimento especial aos pais dos formandos e cobrou deles o acompanhamento do aprendizado dos filhos. Em seu pronunciamento, o gerente de Relações Institucionais do CCSA, Antônio Cardilli, que é o idealizador dos programas Acreditar e Acreditar Junior, chamou os formandos carinhosamente de “meus meninos”. Ele os orientou a lutarem pelos seus sonhos e a seguirem o “caminho do bem”. “Na vida, vocês podem seguir o caminho do bem e o do mal. Este último, é por onde as coisas acontecem mais facilmente e é também o caminho das drogas. O caminho do bem é o mais difícil e cansativo porque é aquele que requer disciplina, tem que acordar cedo e pegar ônibus. Porém, o conhecimento e as riquezas conquistados no caminho do bem irão perdurar por toda a vida”, salientou.
O padre Enzo Mangano e o pastor Alan Delon também abrilhantaram o evento com mensagens que enfocaram a importância da caridade, a gratidão, a determinação e o respeito aos pais. Participaram ainda o diretor regional do Senai, Vivaldo Matos Filho, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Ênio Carneiro, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Vulmar Araújo, entre outras autoridades.
Acreditar Junior já formou mais de 600 jovens aprendizes
O Acreditar Júnior já formou mais de 660 jovens aprendizes desde que foi criado pela Odebrecht, em parceria com o Senai, em agosto de 2009. Continuam em curso outros 600 jovens.
O programa conta com os módulos Teórico e Prático. O primeiro é realizado em um mês (80h) abrangendo as disciplinas: Adolescência, Saúde, Meio Ambiente, Educação Financeira e Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO). Todas as aulas acontecem no campus da Uniron. O Módulo Prático é realizado em dois semestres (880h). Todas as aulas acontecem no Senai, parceira do programa. Lá, os alunos completam a formação nos cursos de Mecânico de Manutenção de Automóveis, Mecânico de Motores a Diesel, Mecânico de Manutenção de Motocicletas, Eletricista Predial e Industrial e Assistente de Produção.
Participando do Acreditar Jr, os alunos possuem contrato de aprendiz. Eles recebem meio salário mínimo e têm garantidos todos os outros direitos como FGTS, férias remuneradas, 13º salário, vale-transporte e seguro de vida. Ao final do programa, que tem duração de um ano, os alunos estão qualificados e preparados para o mercado de trabalho.
Fonte: Carla Nascentes
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,