Segunda-feira, 11 de abril de 2016 - 18h06
Com o objetivo de ajudar pais e professores na educação de autistas, a Neuro Saber vai realizar uma aula gratuita com a psicopedagoga Dayse Serra. A especialista, que também é doutora em psicologia clínica, irá explicar sobre quais são os seis passos do processo de alfabetização de um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Todo o conteúdo será transmitido, no dia 13 de abril, pelo site http://entendendoautismo.com.
Outro ponto indispensável para ela é a avaliação psicopedagógica. Essa análise permitirá considerar os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais do paciente. Ela enfatiza que a importância de se avaliar essas questões é que todas elas, de alguma forma, vão interferir na aprendizagem e mais especificamente na alfabetização. “Vão funcionar como peças de um grande quebra-cabeça”.
Em seguida, a especialista diz que é necessário verificar se o aluno possui habilidades pré-acadêmicas, ou seja, se consegue suportar o ambiente de uma sala de aula. Por isso, deve-se levantar os seguintes pontos com seriedade: será que esse estudante possui habilidades para se concentrar? Ou conseguirá permanecer sentado por algum tempo?
- Com essas respostas podemos prosseguir, pois a etapa posterior se concentra no desenvolvimento da criança. Avaliamos as particularidades relacionadas com a habilidade da teoria da mente, já que a interpretação requer a compreensão do significado e a inferência. É preciso também estar atento no aperfeiçoamento da capacidade de análise e síntese, pois elas são importantes no processo de alfabetização - diz.
O quinto passo, segundo a doutora, é o momento em que a criança toma conhecimento dos elementos contidos em nossa língua como, por exemplo, rimas, fonemas, aliterações, ou repetições de sons de consoantes semelhantes. “Uma boa sugestão é trabalhar com a música, pois facilita o aprendizado”.
A última etapa é a ocasião na qual se inicia todo o processo de aquisição da leitura pela abordagem dos sons, explica a psicopedagoga. Essa fase tem outras divisões, pois apresenta cada fonema e com uma ordem previamente definida e cientificamente comprovada, com o acompanhamento do alfabetizador.
- Ainda assim há um percentual altíssimo de fracassos nessa área. E apesar da diversidade dos métodos, nem todos são adequados para uma criança ou jovem com TEA. É fundamental que o educador pesquise bem para entender o funcionamento do cérebro do autista. Apenas dessa forma será possível fazer as escolhas apropriadas para cada aluno e, assim, poder trilhar um caminho melhor para o aprendizado – reforça.
Sobre a especialista
Dayse Serra é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutora em Psicologia Clínica (PUC-RIO), é Mestre em Educação Inclusiva (UERJ), Pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Ri de Janeiro (FAPERJ) e Membro da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões afins (ABENEPI) e Psicopedagoga especializada em TEA.
Sobre a Neuro Saber
O projeto nasceu da necessidade de auxiliar familiares, professores, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, médicos e demais interessados na compreensão sobre transtornos de aprendizagem e comportamento. A iniciativa tem como objetivo compartilhar informações valiosas para impactar as áreas da saúde e educação, além de unir especialistas do Brasil e do exterior.
Serviço:
Os seis passos do processo de alfabetização no TEA
Palestrante: psicopedagoga Dra. Dayse Serra.
Site: http://
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do