Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Aluna da rede estadual vai representar Rondônia no Parlamento Juvenil do Mercosul no Uruguai


Gabrielly embarcou para Brasília e vai representar Rondônia no Uruguai - Gente de Opinião
Gabrielly embarcou para Brasília e vai representar Rondônia no Uruguai

A aluna Gabrielly Vitória Ferreira Ramos, 17, do 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade, em Presidente Médici (RO), foi eleita para representar Rondônia no Parlamento Juvenil do Mercosul – PJM (2018-2020), em Montevidéu (Uruguai), com o projeto utilizando as mídias no incentivo à prática de leitura, desenvolvido pela aluna com a orientação da professora Lucimara Lopes França.

O projeto contou com apoio e incentivo do diretor da Escola Carlos Drummond de Andrade, professor Celso Belchior, e da coordenadora Pedagógica do estabelecimento de ensino, professora Maria do Carmo Lopes de França, que fizeram a inscrição do projeto.

Na última segunda-feira (15), a estudante embarcou para Brasília-DF e permanecerá até o próximo dia 19, onde irá participar do curso de formação e cerimônia de posse do PJM, juntamente com outros 26 jovens dos demais estados e Distrito Federal.

Todos os estudantes são da rede pública, e receberão orientações sobre sua atuação como parlamentar juvenil.

Durante o mandato, os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil. O documento será produzido pelos parlamentares juvenis de todos os países membros e associados do Mercosul durante o encontro que ocorrerá em Montevidéu, Uruguai.

A professora Lucimara Lopes França disse que o “PJM tem como objetivo favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação”.

Durante o curso de formação em Brasília serão abordados temas como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, jovem e trabalho e participação cívica.

O Prêmio PJM Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com Unicef e o IIDAC, e busca reconhecer, divulgar e premiar a iniciativa do Parlamentar Juvenil do Mercosul.


Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançados em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de mar

CBI of Miami lança maior campanha solidária de bolsas de estudo e novos cursos

CBI of Miami lança maior campanha solidária de bolsas de estudo e novos cursos

Em sua maior edição, o CBI of Miami, referência internacional na formação de especialistas em saúde mental e neurodesenvolvimento, inicia sua maior

Porto Velhoi: inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do programa “Unidos pela Educação” terminam nesta quinta-feira

Porto Velhoi: inscrições para o Processo Seletivo Simplificado do programa “Unidos pela Educação” terminam nesta quinta-feira

Encerram nesta quinta-feira (6), as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de voluntários que atuarão no programa “Unidos

 Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Projeto da UNIR busca soluções para aquicultura

Com o objetivo de promover a integração e o fortalecimento da cadeia produtiva da aquicultura, docentes da Universidade Federal de Rondônia (UNI

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de março de 2025 | Porto Velho (RO)