Terça-feira, 27 de agosto de 2019 - 20h03
O Fórum de Discussão Estudantil, simulação de
organismos internacionais nos moldes da ONU (Organização das Nações Unidas),
este ano reuniu estudantes do Ensino Médio de Porto Velho em um “Conselho de
Segurança” para debater sobre os conflitos envolvendo vários países sobre a
Guerra na Síria. Além da cidadania, o projeto visa desenvolver os participantes
em diversas áreas do conhecimento.
Durante o fórum, cada aluno participante recebe a
missão de representar um país, o que faz com que eles estudem e aprofundem suas
visões a partir das informações sociais, econômicas e culturais de cada nação.
Suas opiniões pessoais os ajudam a lidar melhor com as situações, mas não
interferem na condução das tratativas.
Melissa Venturelli, estudante da 2ª série do Ensino
Médio, esteve presente pelo segundo ano consecutivo na simulação. Ela afirma
que conseguiu ampliar sua visão sobre os conflitos mundiais a partir da
exposição de cada aluno, diante das pesquisas sobre seus países.
“O seu papel é defender aquele país, por mais que
pessoalmente você seja contra ou a favor. São experiências que todos os
deveriam ter para poder globalizar seus pensamentos cada vez mais e saber como
ter posicionamentos e críticas em relação a assuntos mundiais”, afirma.
Diante dos desafios da simulação, Melissa dispara:
“Os conhecimentos aprendidos na escola me ajudaram bastante, como manter a
calma, falar pausadamente e oratória”. Ela que ganhou menção honrosa como uma
das melhores delegadas da simulação, é aluna do Sapiens High School, programa
de Ensino Médio americano onde os alunos estudam como se estivessem em uma
escola nos Estados.
Pedro Paulo, da 3ª série do Ensino Médio no Colégio
Sapiens, conta que as atividades desenvolvidas durante o fórum envolvem seções
presentes com debates, votações e proposituras de documentos, soluções e uma
noite cultural onde apresentam detalhes de cada país, como história, cultura,
gastronomia etc.
O estudante, que está na sua primeira participação,
foi eleito o melhor delegado com base na defesa do posicionamento do seu país,
clareza no discurso e solução de problemas. “Foi um momento incrível e que
nunca vou esquecer”, destaca.
Ana Clara Lisboa, egressa do Colégio Sapiens que já
participou da simulação em anos anteriores como delegada, este ano participou
como gestora da Interbrasil Rondônia. A ex-aluna, que já representou o Estado
na etapa nacional, conta que atingiu objetivo por conta dos contatos feitos
desde 2016 e as habilidades de oratória, economia e debate, ensinadas no High
School.
“Minha primeira vez como gestora, estar no cargo
que sempre quis estar foi inacreditável e até agora não caiu a ficha, mas a avaliação
foi bem positiva tanto dos alunos quanto da organização”, comemora Ana.
Após essa fase local, os melhores delegados vão
para Brasília representar seus Estados em novas discussões, que também simulam
o fórum da ONU durante cinco dias. O melhor do país ganha o direito de
participar da simulação que será realizada nos Estados Unidos, nas
universidades de Harvard e Yale.
Com resultado divulgado nesta segunda-feira (12),
os alunos do Colégio Sapiens lideram o número de delegados do Estado que vão
representar Rondônia na etapa nacional. São eles:
· Isabella
Ferrer Zanfolin Góis - França
· João
Guilherme Torres Machado Santana - Cuba
· Kayke
Gabriel Felicidade Cardoso - Suécia
· Luca
Silveira Peçanha do Carmo - Emirados Árabes Unidos
· Melissa
Bucar Venturelli - China
· Pedro
Paulo Pelegrini Barreto - Venezuela
· Renan
de Oliveira Matias - Reino Unido
· Rodrigo
García Assunção de Matos – Líbano
Formação dos estudantes
A diretora pedagógica do Colégio e Curso Sapiens –
Unidade Jardim das Mangueiras, Cida Fernandes, comenta o desempenho dos alunos
que participaram da simulação. “Nós participamos do fórum desde 2016 e todos os
anos os estudantes recebem reconhecimento como destaque”, ressalta.
Para ela, o diferencial está na formação deles em
sala de aula. “Os alunos possuem disciplinas que desenvolvem competências
sócioemocionais para analisar melhor as situações com empatia, calma e clareza,
também trabalham seu discurso através da oratória e até mesmo a busca por
informações dentro e fora de sala com as metodologias ativas, que colocam o
discente como protagonista do processo de ensino-aprendizagem”, conclui.
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84