Sexta-feira, 8 de setembro de 2023 - 09h58
Os cursos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) de Arqueologia, do
Campus de Porto Velho, Gestão Ambiental, ofertado no Campus de Guajará-Mirim, e
Educação Básica Intercultural, instalado no Campus de Ji-Paraná, obtiveram nota
4 na avaliação de renovação de reconhecimento do MEC, em uma escala que vai de
1 a 5.
A avaliação realizada in loco (presencialmente ou virtualmente) leva em
consideração, entre outros critérios mais específicos, a organização
didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura dos cursos, sendo 5 a
nota máxima e que representa a excelência do ensino ofertado pela instituição.
A graduação em Educação Básica Intercultural recebeu a visita virtual
dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep/MEC) entre os dias 3 e 5 de julho. Gestão Ambiental teve
sua avaliação in loco nos dias 16, 17 e 18 de agosto. E o curso de Arqueologia
passou por avaliação virtual in loco nos dias 28 a 30 de agosto. Todos os três
mantiveram as notas anteriores, sendo o conceito 4 considerado muito bom na
avaliação.
Como destacou o professor Juliano Cedaro, vice-reitor da UNIR no
exercício da Reitoria, as notas alcançadas, que demonstram a excelência dos
cursos da Universidade, são “resultados de esforços coletivos da UNIR, de
muitos setores envolvidos com o ensino de graduação, mas especialmente dos
docentes e técnicos que estão diretamente envolvidos com cada um dos cursos, e
sinal do empenho dos nossos estudantes”.
Obter o conceito 4 nas avaliações dos cursos é um objetivo institucional
da UNIR expresso no seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e a
universidade tem reunido esforços para alcançar esses resultados a partir da
implementação de melhorias em diversas frentes: “Tanto na organização didático-pedagógica,
com a reformulação dos projetos pedagógicos, nos concursos públicos e
capacitação do corpo docente, quanto na melhoria constante da
infraestrutura", observou a pró-reitora de Graduação (Prograd), Veronica
Cordovil.
Como funcionam os Conceitos – O Conceito Preliminar de Curso (CPC), que
vai de 1 a 5, é um indicador de qualidade que avalia individualmente os cursos
de graduação no Brasil. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da
realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e a nota é
calculada com base no resultado da avaliação de desempenho de estudantes, no
valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de
oferta do curso – corpo docente (titulação e dedicação), infraestrutura e
recursos didático-pedagógicos–, conforme metodologia aprovada pela ComissãoNacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).
O CPC, assim como o Conceito Enade, também passou a ser calculado, a
partir de 2016, por curso de graduação, identificado pelo código do curso
constante no Sistema e-MEC, conforme enquadramento realizado pela instituição
de educação superior no Sistema Enade.
Já o Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída aos cursos
avaliados das Instituições de Ensino Superior (IES) após a avaliação in loco,
realizada de forma presencial ou virtual pelos avaliadores designados pelo MEC.
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