Sexta-feira, 31 de julho de 2015 - 11h41
A descontração marcou a aula inaugural da Escola de Música Dó, Ré Militar, no Teatro Banzeiros, na noite da quarta-feira (29), em Porto Velho. Além da Banda de Música da Polícia Militar que executou vários temas, o evento contou com a apresentação dos mais de 40 alunos que integram a escola.
Cerca de 250 pessoas, entre pais, parentes, amigos, o vice-governador, Daniel Pereira, o comandante geral da PM, coronel Nilton Kisner e o controlador geral do Estado, Leonor Schramel, participaram da apresentação, que teve início às 19h30.
Daniel Pereira falou da importância que a música tem na vida das pessoas, destacando que as “medidas socioeducativas de responsabilidade da Polícia Militar abrem portas para o cidadão, hoje, para que não seja confrontado com o crime amanhã”. Antes, no Comando da PM, o vice-governador havia tratado dos programas sociais com coronel Nilton Kisner em todos os segmentos do governo e também da corporação militar.
“Temos nesse evento a materialização de uma ideia”, disse o coronel Kisner, completando que se trata de um projeto inovador, idealizado pelo major Braga, que pensou algo, que no seu entendimento, a corporação poderia desenvolver. “A PM de Rondônia tem muitos projetos sociais em andamento”, informou o coronel Kisner.
Na ocasião, o coronel Kisner, que assumiu o Comando Geral da PM no início do mês de julho, falou sobre as ações a ser desenvolvidas e as novas metodologias a ser aplicadas na segurança do Estado, tendo como foco a integração, não só com os demais organismos de Segurança, mas, principalmente, com a comunidade. “Pretendemos trabalhar com integração e harmonia”, disse o coronel.
REALIDADE
A materialização da ideia do major Braga se deu quando o projeto de montar uma escola de música da Polícia Militar foi apresentado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público do Estado de Rondônia. Sensibilizados com a ação, representantes do TJRO providenciaram a doação de mais de 80 instrumentos musicais para a escola, entregues no último dia 13, em solenidade no Comando da Polícia Militar.
Foram doados 10 violões, 10 teclados, 10 guitarras, uma bateria, cinco contrabaixos, três flautas transversais e 50 flautas doces. Crianças de faixa etária entre 7 e 12 são as beneficiárias do projeto. O juiz Sergio William, da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema), entregou pessoalmente os instrumentos juntamente com outras autoridades governamentais.
“Não conseguiríamos êxito se não fosse a parceria com o Poder Judiciário, por intermédio do juiz Sérgio William, da Vepema, que abraçou a causa e comprou a ideia”, disse o major Braga.
“Na evolução de um processo de educação e de disciplina, a música serve para nos alegrar. Tornar a vida mais bela”, afirmou o juiz Sérgio William, lembrando que a dedicação e disciplina são a contrapartida do estudante de música que quiser ter sucesso na vida.
A Escola de Música Dó Ré Militar foi criada quando o major Braga ainda era capitão, adjunto da Ajudância Geral da PM. A Ajudância é um departamento dentro da Corporação responsável pela manutenção do Comando Geral. “O projeto teve início em agosto de 2014, sem recursos e quase sem simpatizante, o que foi revertido aos poucos”, relatou o major.
A missão da Escola de Música Dó Ré Militar é congregar alunos da rede pública de ensino para a formação do caráter das crianças, a fim de que sejam mais felizes e possam se manter afastadas de riscos, como as drogas. “Em abril deste ano, no início das aulas, materiais recicláveis, como isopor, garrafas plásticas e papelão foram utilizados, já que não dispúnhamos de outras opções na ocasião”, conta Braga.
Fonte
Texto: Valdir Alves e Lenilson Guedes
Fotos: Soldado Gleison Simplício
Decom - Governo de Rondônia
Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena
“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;
Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024
No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ
Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves
Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do