Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011 - 17h19
Os novos alunos do Curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental dos Campi de Vilhena e Porto Velho iniciaram suas atividades com aulas inaugurais, que aconteceram nos dias 09 e 10 de dezembro, respectivamente. Em Vilhena, os estudantes foram recepcionados com uma palestra do Engenheiro Florestal da Emater de Colorado do Oeste, Robson Luiz, e na Capital, pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO, Artur Moret , que destacou a importância do curso e as oportunidade para o desenvolvimento da região.
“Para o Campus Vilhena, com apenas um ano em atividade, esse curso de pós representa um grande passo. Há um ano isso aqui era apenas um matagal , e hoje já estamos oferecendo até pós graduação. Isso é um grande avanço”, ressaltou a Diretora do Campus, Maria Fabíola dos Santos.
Os 80 profissionais matriculados no curso terão aulas ministradas por professores do IFRO e do Instituto Federal Fluminense. O curso visa habilitar os estudantes a desenvolver pesquisas e práticas na área de Gestão Ambiental. “Esse curso é focado no Estado de Rondônia na perspectiva urbana, rural e pública. Ele foi pensado no sentido da contribuição”, destaca Moret.
A oferta dessa especialização também estimula a reflexão acerca das transformações e desafios socioambientais do Estado, além de fomentar a construção de políticas públicas favoráveis ao meio ambiente e o aperfeiçoamento e construção de saberes na área. “O curso representa para Rondônia, a oportunidade de formação de profissionais qualificados através do ensino gratuito e de qualidade abrangendo vários biomas e suprindo a necessidade do mercado de trabalho, que está em pleno crescimento industrial”, analisa a coordenadora do curso, Auzeni Nunes.
Para o Reitor Substituto do IFRO, Jackson Bezerra Nunes, ao oferecer a pós, o Instituto a cada dia vem ampliando sua oferta e crescendo no Estado. "Acompanho o interesse e envolvimento desse Instituto nas questões ambientais desde a época da Escola Agrotécnica no Curso Técnico em Agropécuaria e, em seguida, a Implantação do Curso Tecnológico em Gestão Ambiental, ambos em Colorado do Oeste, e hoje avançamos para uma Pós-Graduação em Gestão Ambiental que com certeza contribuirá para o desenvolvimento de Rondônia".
Cada disciplina terá 33% da carga horária de forma presencial e o restante via EAD (Educação a Distância), que utilizará a plataforma Moodle, um software livre de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.
Fonte: Ernani Baracho
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,