Terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 - 11h55
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realiza uma Aula Magna nesta quarta-feira, dia 25/02, para marcar o início das aulas nas novas instalações do Câmpus Porto Velho Calama. A solenidade acontece às 19h com a palestra do Professor Garabed Kenchian, do Instituto Federal de São Paulo – IFSP, que abordará o tema "Educação, Ciência e Tecnologia". O Câmpus Calama está instalado à Avenida Calama (entre a Rua Apolo e rua do igarapé), no bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
Para o Reitor do IFRO, Écio Naves Duarte, o atual momento representa uma grande conquista. “Um dos desafios quando chegamos ao Instituto era retomar, concluir e entregar as novas instalações do câmpus Calama, que se encontravam paralisadas e com problemas financeiros que permitissem a continuação dos trabalhos. Após reunião no MEC conseguimos recursos necessários para conclusão das obras, dando celeridade para a finalização do câmpus como estava estabelecido no projeto. O prédio ainda precisa de ampliações e adequações que atendam plenamente às necessidades de servidores e alunos, mas estamos buscando parcerias para melhorar ainda mais o local”, explica.
O novo câmpus está preparado para atender a cerca de três mil alunos distribuídos em salas de aula e laboratórios. As instalações compreendem uma área construída de 12 mil metros quadrados, o que inclui três blocos distribuídos em dois pavimentos contendo 33 laboratórios e 17 salas de aula. No andar térreo, o bloco administrativo possui auditório com capacidade para 180 pessoas, salas de videoconferência e miniauditório, além de grande biblioteca.
Os servidores e alunos poderão contar com um centro de convivência contendo uma loja com reprografia, cantina, refeitório, cozinha e salão de convivência.
O Câmpus também conta com uma subestação de energia e estacionamento com capacidade para 539 vagas.
O bloco superior inclui salas administrativas, gabinetes médico e odontológico e sala de medicamentos, além de uma área de convivência para os servidores.
Um dos aspectos importantes na estrutura do novo câmpus é a instalação de salas com ambiente interinstitucional, fruto de convênios assinados com instituições internacionais, como o Instituto Belga de Aeronomia Espacial BIRA-IASB (Belgian Institute for Space Aeronomy), de Bruxelas e o Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia – CIMNE, da Espanha.
Histórico
O Câmpus Porto Velho Calama foi instituído, primeiramente, como Unidade Descentralizada (UNED) da Escola Técnica Federal de Rondônia, criada pela Lei nº 11.534, de 25 de Outubro de 2007. Em 14 de março de 2008 foi realizada a primeira Audiência Pública a respeito da implantação da Escola Técnica Federal de Rondônia, UNED de Porto Velho, ocasião em que a Prefeitura Municipal doou uma área de 68 mil m² para a construção do Câmpus, na Av. Calama, entre a Rua Apolo e o igarapé. Em dezembro daquele mesmo ano as Escolas Técnicas Federais, Escolas Agrotécnicas e os CEFETs foram unificados sob a denominação de Institutos Federais, por meio da Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008.
No dia 28 de maio de 2009, às 16 horas, foi lançada a Pedra Fundamental da edificação da obra no próprio local, com presença do Reitor e de autoridades locais e pessoas da comunidade. As obras deste Câmpus são de responsabilidade do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
Em agosto de 2010 iniciaram-se as atividades letivas do Câmpus Porto Velho nas dependências do Centro de Educação Tecnológica e de Negócios de Rondônia (Cetene), atual IFRO/Câmpus Porto Velho Zona Norte.
Os cursos oferecidos inicialmente foram os Técnicos em Edificações, Eletrotécnica e Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade subsequente, no segundo semestre de 2010. Os cursos Técnicos em Edificações, Eletrotécnica e Informática na modalidade integrado foram implantados em 2011.
Atualmente, o Câmpus oferece também cursos de Formação Inicial e Continuada, Graduação e de Pós-Graduação, inclusive na modalidade a distância, bem como realiza pesquisas e extensão.
Fonte: Ascom
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84