Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Bacharelado em Design, a profissão da modernidade



O curso de bacharelado em Design possibilita ao acadêmico elaborar soluções de projeto no campo bidimensional e tridimensional para problemas de comunicação, informação, interação e uso, concernentes a diversos artefatos mediadores de ações e relações humanas, visando desenvolver a capacidade analítica, crítica e expressiva, integrada à realidade contemporânea.

A estrutura do curso possui um currículo flexível, baseado nas novas diretrizes curriculares nacionais para bacharelados em design, no qual o graduando possa construir seu caminho e focar sua especialidade conforme seus interesses e aptidões. Isso possibilita que o acadêmico adquira conhecimentos mais abrangentes, podendo flexibilizar sua atuação em um número maior de áreas disponibilizadas pelo mercado atual.

Assim sendo, o perfil profissional do bacharel em Design será caracterizado pela capacidade de desenvolver projetos voltados tanto à mídia impressa e digital como também à comunicação em conformação tridimensional (produtos) e suas relações com o espaço em que se inserem (ambiente). Os projetos a serem desenvolvidos por esse profissional devem ter o foco na interdisciplinaridade, considerando as necessidades humanas e seu contexto sócio-econômico-cultural.

O bacharel deverá atingir uma postura profissional com visão crítica e humanista, desenvolver capacidade de utilização de tecnologias, atentar às questões da sustentabilidade e desempenhar atividades de caráter criativo, técnico e científico, agregando valor e diferencial aos projetos desenvolvidos.

A área de atuação pode ser voltada para impressos, digitais ou tridimensionais, resultando em produtos e sistemas visuais de comunicação, onde se destacam: marcas e identidade corporativa, sinalização de ambientes internos e urbanos, edição de publicações, embalagens, webdesign, ilustração, interfaces digitais e produções multimídias, ambientação de exposições, mobiliário e artefatos utilitários, entre outros.

O designer pode, assim, atuar em diversos segmentos que pesquisam, desenvolvem e solucionam questões próprias da área, como escritórios de design, editoras, agências de publicidade e propaganda, agências de mídias digitais, setores de marketing e design, setores de design de interiores, atividades autônomas e instituições públicas e privadas. O designer pode ainda desenvolver a sua atividade no âmbito da pesquisa, investigação e consultoria. Além destes campos, os egressos podem optar também pela continuação dos estudos em cursos de pós-graduação, visando atuar em Instituições de ensino superior.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)