Segunda-feira, 30 de maio de 2016 - 16h04
O curso de bacharelado em Design possibilita ao acadêmico elaborar soluções de projeto no campo bidimensional e tridimensional para problemas de comunicação, informação, interação e uso, concernentes a diversos artefatos mediadores de ações e relações humanas, visando desenvolver a capacidade analítica, crítica e expressiva, integrada à realidade contemporânea.
A estrutura do curso possui um currículo flexível, baseado nas novas diretrizes curriculares nacionais para bacharelados em design, no qual o graduando possa construir seu caminho e focar sua especialidade conforme seus interesses e aptidões. Isso possibilita que o acadêmico adquira conhecimentos mais abrangentes, podendo flexibilizar sua atuação em um número maior de áreas disponibilizadas pelo mercado atual.
Assim sendo, o perfil profissional do bacharel em Design será caracterizado pela capacidade de desenvolver projetos voltados tanto à mídia impressa e digital como também à comunicação em conformação tridimensional (produtos) e suas relações com o espaço em que se inserem (ambiente). Os projetos a serem desenvolvidos por esse profissional devem ter o foco na interdisciplinaridade, considerando as necessidades humanas e seu contexto sócio-econômico-cultural.
O bacharel deverá atingir uma postura profissional com visão crítica e humanista, desenvolver capacidade de utilização de tecnologias, atentar às questões da sustentabilidade e desempenhar atividades de caráter criativo, técnico e científico, agregando valor e diferencial aos projetos desenvolvidos.
A área de atuação pode ser voltada para impressos, digitais ou tridimensionais, resultando em produtos e sistemas visuais de comunicação, onde se destacam: marcas e identidade corporativa, sinalização de ambientes internos e urbanos, edição de publicações, embalagens, webdesign, ilustração, interfaces digitais e produções multimídias, ambientação de exposições, mobiliário e artefatos utilitários, entre outros.
O designer pode, assim, atuar em diversos segmentos que pesquisam, desenvolvem e solucionam questões próprias da área, como escritórios de design, editoras, agências de publicidade e propaganda, agências de mídias digitais, setores de marketing e design, setores de design de interiores, atividades autônomas e instituições públicas e privadas. O designer pode ainda desenvolver a sua atividade no âmbito da pesquisa, investigação e consultoria. Além destes campos, os egressos podem optar também pela continuação dos estudos em cursos de pós-graduação, visando atuar em Instituições de ensino superior.
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni