Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Capitã assume comando da unidade I do Colégio Tiradentes


Capitã assume comando da unidade I do Colégio Tiradentes - Gente de Opinião

 Transformar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da unidade I do Colégio Militar Tiradentes de Porto Velho no melhor de Rondônia. Esta foi a missão dada pelo governador Daniel Pereira à primeira mulher diretora da instituição de ensino, capitã Érika Ossuci, em reunião nesta quarta-feira (6), após a solenidade de transmissão do cargo que nos últimos 15 meses era ocupado pelo tenente-coronel Rhobynson Lima, designado agora pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ronaldo Corrêa, para o cargo de corregedor substituto.

Na terça-feira (5), em solenidade marcada por homenagens dos alunos e professores, a capitã passou o comando da unidade II do Colégio Tiradentes, que atende a 950 anos no distrito de Jaci-Paraná, ao capitão Paulo Antunes da Silva, para  assumir a direção da unidade I, hoje com 1.383 alunos dos ensinos fundamental, incluindo pré I e II, e médio.

Para fazer a diferença, o governador sugeriu à capitã Ossuci que realize visitas de intercâmbio educacional aos municípios de Sobral (CE), maior Ideb do Brasil (8.8) e Palmas (TO), que em 2016 foi a capital que obteve o melhor Ideb nas séries finais, com nota 5.6, superando Curitiba (PR), com 5.3; e nas séries iniciais somou 6.2 contra 6.6 de Curitiba.

A diretora, que teve atuação destacada nos cinco anos à frente do Tiradentes de Jaci-Paraná, motivando os alunos a frequentar a escola através de eventos interativos, metodologia de ensino diferenciada e participação em competições desportivas e do conhecimento, assumiu o compromisso e falou de sua expectativa quanto ao resultado do próximo Ideb da unidade que dirigiu, onde, segundo ela, em 2017 foram apenas três reprovações.

A proposta da capitã Ossuci é investir na melhoria do aprendizado dos alunos com projeto semelhante ao da Escola Estadual João Bento da Costa, referência em aprovação de alunos em vestibulares; e pretende buscar apoio para a construção de um Centro de Ciência e Tecnologia na capital, seguindo os moldes do existente no distrito de Mutum-Paraná, onde os alunos são envolvidos em laboratórios de robótica, informática, ciência e alimentos, com aulas em videoconferência.

A solenidade realizada na quadra do colégio contou com a presença da secretária estadual da Educação, Angélica Ayres; da coordenadora regional de Educação, Irany Oliveira; alunos, professores e corpo técnico.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

Governo de Rondônia reforça compromisso com educação ao entregar obras em escolas de Vilhena

“A educação é o pilar fundamental para transformar vidas e promover o desenvolvimento do nosso estado. Essas obras são mais que estruturas físicas;

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

Cerrado brasileiro será destaque durante a 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024

No próximo dia 29 de novembro, Brasília será palco da 11° edição das Jornadas do Patrimônio 2024, evento gratuito voltado a professores da rede públ

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Programa Faculdade da Prefeitura ofertou mais de 1.200 bolsas de estudo na gestão Hildon Chaves

Realizar o sonho de ingressar em um curso superior é o anseio de muitos estudantes de baixa renda. Um caminho árduo diante da limitação financeira, ma

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO

No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)