Quinta-feira, 29 de setembro de 2011 - 18h44
O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) usou a tribuna da Câmara no início da tarde desta quinta-feira (29) para cobrar do Ministério da Educação solução urgente para os descasos com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
O parlamentar disse que professores e acadêmicos dos campus de Porto Velho e Rolim de Moura estão em greve, cobrou a retomada das obras paralisadas e solicitou providências sobre a auditoria interna realizada pela Controladoria Geral da União, a qual apontou uma série de irregularidades nas obras.
Antes de ir a tribuna, Nilton Capixaba concedeu entrevista ao programa “Palavra Aberta”, da TV Câmara, onde solicitou a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos existentes, contratação de novos professores e reajuste salarial para os docentes.
O parlamentar rondoniense cobrou, ainda, do Ministério da Educação providências sobre a auditória que aponta irregularidades na Fundação Riomar, pagamento indevido a servidores, paralisação de obras, falta de pesquisa de preço em contratos de licitações.
Segundo Nilton Capixaba, a CGU apurou ainda no relatório pagamento de decisões judiciais relativas a planos econômicos em desacordo com os parâmetros estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que ocasionou prejuízos na ordem de R$ 8 milhões na folha de pagamento da Unir.
Ele lembrou que a UNIR recebeu no início do ano nota 3 (razoável) no Índice Geral de Curso (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação. “O IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação. Isso é um sinal bem claro que a UNIR precisa caminhar muito para reverter esse quadro e formar bons profissionais para o mercado de trabalho”, afirmou.
Fonte: Marcelo Freire
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,