Domingo, 28 de dezembro de 2014 - 14h50
O curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia (CFO), Bacharel em Segurança Pública, objeto do Convênio firmado entre o Governo do Estado de Rondônia e Fundação Universidade Federal de Rondônia, foi avaliado pelo Ministério da Educação com nota 4, na escala de 0 a 5.
De acordo com os critérios do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), responsável pelas avaliações dos cursos de graduação em todo o país, a nota 4 (conceito muito bom) alcançada, está condizente com os indicadores e com o sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garantia da transparência dos dados, quanto com a qualidade da educação superior a toda sociedade.
A reitora da Unir, professora Maria Berenice Alho da Costa Tourinho, elogiou o desempenho do curso. “A avaliação positiva do curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por professores qualificados e comprometidos com a educação, o que evidencia a contribuição da Unir na valorização social do Estado”, destacou a reitora.
Para obtenção do reconhecimento e da nota de avaliação do curso são avaliados o corpo docente, a organização didático-pedagógica, o corpo discente, técnico-administrativo e as instalações físicas.
“Com o conceito 4 e o devido reconhecimento do curso CFO, pode-se aferir que a Unir e o Governo do Estado de Rondônia, nesse caso representado pela Policia Militar, estão no caminho certo para contribuírem de modo efetivo e com eficiência com o Estado de Rondônia, na perspectiva de oferecimento de uma Polícia Militar combativa, responsável, mais humanizada e acima de tudo, bem qualificada, a fim de proteger todos os cidadãos que dela precisa”, destacou o chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Unir, professor doutor Delson Fernando Barcellos Xavier.
Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia (CFO)
O Curso de Bacharel em Segurança Pública - Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia (CFO) é uma iniciativa conjunta entre a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Governo do Estado de Rondônia, onde as áreas didático-pedagógica ficam sob a responsabilidade da Unir e da Diretoria de Ensino da PM-RO. A primeira turma do CFO, concluída em 2009, formou 54 bacharéis em Segurança Pública. Na segunda turma, em andamento, há 55 acadêmicos.
O curso se pauta na justificativa de três premissas fundamentais: exigência de formação para atender com qualidade o preenchimento das vagas para os cargos de Oficiais da Polícia Militar do Estado de Rondônia; necessidade social evidenciada na concepção “profissional-técnico-humanística”; e excelência, ancorada no aspecto teórico acadêmico, nos moldes da Instituição de Ensino Superior (ensino, pesquisa e extensão) da Unir, por meio do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ), que se propõe com zelo aos seus fins institucionais, alicerçar a formação e orientar os futuros oficiais no sentido de mover-se na sociedade, compreendendo que são partes dessa sociedade e que, como cidadãos comuns, também são clientes da segurança que a Instituição, de que fazem parte, proporciona a todos.
Fonte: Lenilson Guedes
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84