Segunda-feira, 22 de dezembro de 2014 - 18h30
O Governo de Rondônia informa as datas para o processo de matrículas da rede pública estadual de Rondônia para 2015. A movimentação dos alunos das escolas estaduais (rematrícula, transferência e matrículas de desistentes) acontecerá do dia 5 a 15 de janeiro de 2015, e o período destinado à chamada escolar será de 26 a 30 do mesmo mês.
De acordo com os dados da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Porto Velho, o período de rematrícula dos alunos acontece entre os dias 5 e 9 de janeiro; a matrícula dos estudantes desistentes em 2014 será no dia 12; e as transferências de crianças e jovens entre escolas da rede estadual serão realizadas de 13 a 15 de janeiro.
A recomendação da CRE da capital é para que os pais ou responsáveis pelos alunos compareçam às escolas, independente das datas, para se informar sobre cada processo de matrícula. “Estabelecemos um calendário padrão com datas fixas para que as unidades escolares possam se basear nelas. Mas, é necessário que os pais se informem na escola qual é a data correta para que não perca o prazo”, explica a chefe da sessão pedagógica da CRE, Marilu Souza.
As escolas que foram atingidas ou serviram de abrigo às famílias afetadas pela cheia do Rio Madeira, no início deste ano, definirão junto com a CRE o período de realização dos atendimentos às matrículas e chamada escolar. “Não é necessário que os pais peçam transferência das escolas que foram afetadas pela cheia para outras escolas. Todas as unidades que tiveram seu calendário escolar alterado por conta desta situação terão as datas compensadas em 2015”, garante Marilu.
As vagas para chamada escolar serão divulgadas na própria escola após o período de rematrícula, transferência e matrícula de alunos desistentes. A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, orienta que os pais procurem a unidade escolar mais próxima a sua residência para que não haja filas e tumulto durante a chamada. “Alguns pais moram em um determinado bairro, no entanto eles têm o desejo de matricular o filho em uma escola central. Isso, sem dúvida, vai dificultar o trabalho durante a chamada”, alerta.
Os documentos necessários para participar da chamada escolar são: cópia de certidão de nascimento aos alunos menores de idade, RG e CPF aos estudantes maiores de idade, comprovante de residência e de escolaridade para os transferidos. A chamada escolar acontece do dia 26 a 30 de janeiro de 2015, nas mais de 400 escolas estaduais de Rondônia.
Confira as datas do calendário de matrículas:
Rematrículas | 5 a 9 de janeiro |
Matrícula de desistentes | 12 de janeiro |
Transferência | 13 a 15 de janeiro |
Chamada escolar | 26 a 30 de janeiro |
Fonte
Texto: Halex Frederic
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Palestra e Roda de Conversa encerram programação de Novembro Negro no IFRO
No dia 28 de novembro, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Calama, promoverá do
Prefeitura de Porto Velho alerta para chamada escolar que começa nesta terça-feira (26)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciará a Chamada Escolar para o ano letivo de 2025, no período de
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84