Quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018 - 07h03
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar, unidade do distrito de Jacy-Paraná, ganhou um Centro de Ciência e Tecnologia com laboratórios de robótica, ciências, alimentos e informática. O governo do estado firmou, na segunda-feira (05), convênio com o consórcio Energia Sustentável do Brasil, que fará a doação dos equipamentos.
A instalação dos laboratórios é considerada um prêmio para alunos que invariavelmente se destacam em eventos nacionais relacionados à ciência e tecnologia, embora venham de um distrito pobre da capital, localizado a 85 quilômetros do centro de Porto Velho.
A diretora da instituição, tenente PM Érika Ossuci, admite que cada vez se surpreende mais com o talento dos alunos. Segundo ela, a superação e criatividade fazem parte da rotina escolar.
Emocionada, Ossuci contou que o quadro de professores é totalmente comprometido com a missão de fazer com que os adolescentes tenham iniciativa e façam prevalecer a capacidade individual. “Meus alunos merecem”, disse após testemunhar a assinatura do convênio.
Com alunos tão dedicados, Ossuci confessa que sonha em vê-los, no futuro, grandes empreendedores ou líderes conhecidos nacionalmente.
Uma prova do talento dos estudantes é o livro de poesias que eles escreveram e que foi entregue ao governador Confúcio Moura, outro admirador do processo que está sendo desencadeado no distrito. O próprio Confúcio leu uma das poesias e reagiu emocionado com o conteúdo das páginas seguintes. Vocês estão de parabéns”, disse.
Confúcio lembrou, durante a cerimônia, que as perspectivas de Jacy-Paraná eram negativas na área de segurança e que foi necessária a intervenção estadual. “A decisão foi criar uma escola diferente, para oferecer um futuro melhor para a juventude”, revelou.
Atualmente, o Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná tem mais de 950 alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e ainda há busca por vagas.
POTENCIAL
O Colégio Tiradentes de Jacy-Paraná, segundo diretor administrativo do Consórcio Energia Sustentável, Júlio Cezar Oliveira Freitas, tem potencial para crescer na área tecnológica e o suporte oferecido é justo.
“Acreditamos na transformação pela educação, por isto, vamos oferecer equipamentos de ponta para os laboratórios. Cremos no potencial dos alunos e estamos aqui para apoiá-los”, afirmou o representante do consórcio.
Conquistar prêmios nas competições nacionais, na avaliação de Confúcio Moura, é uma forma de atrevimento dos meninos e meninas de Jacy-Paraná. O colégio, ele revelou, é um desafio pessoal. “Torço para que todos sejam destaques no futuro”, concluiu.
O consórcio Energia Sustentável também firmou convênio com o município para reformar uma escola no distrito de Nova Mutum.
Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes e Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni