Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Começa hoje a matrícula dos aprovados no Sisu



Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

Gente de Opinião

Estudantes selecionados pelo Sisu podem fazer até 26 de janeiro a matrícula nas instituições públicas de ensino superiorElza Fiuza/Agência Brasil

Começa hoje (22) o prazo para que os estudantes que conseguiram uma vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) façam a matrícula nas instituições públicas de ensino superior. As matrículas podem ser feitas até o dia 26.

Nesta etapa, cabe ao estudante selecionado verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram. A concorrência geral foi de 23,1 candidatos por vaga.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Nesta primeira edição de 2016 foram ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições.

Lista de espera

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular podem participar da lista de espera até o dia 29 de janeiro. Também pode participar da lista o candidato selecionado para o curso que escolheu como segunda opção. A adesão à lista de espera deve ser feita no portal do Sisu.

Para aderir, o estudante acessa o sistema e, em seu boletim, precisa clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao finalizar, o sistema emite uma mensagem de confirmação.

A convocação para matrícula dos candidatos em lista de espera começa no dia 4 de fevereiro. Na lista de espera, a convocação cabe às próprias instituições de ensino.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Prefeitura de Porto Velho divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

A Prefeitura de Porto Velho divulgou nesta terça-feira (11) a lista dos nomes convocados pelo Edital nº 01/2025/Semed referente ao processo seletivo p

Universidades lançam carta pelo combate ao assédio

Universidades lançam carta pelo combate ao assédio

As reitoras e vice-reitoras das Universidades Federais brasileiras, reunidas durante reunião do Conselho da Associação Nacional do Dirigentes da Ins

Escola do Legislativo anuncia grade de cursos para o primeiro semestre de 2025

Escola do Legislativo anuncia grade de cursos para o primeiro semestre de 2025

A Escola do Legislativo de Rondônia, que faz parte da Assembleia Legisltiva de Rondônia (Alero), divulgou a grade de cursos para os meses de março,

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais podem ser feitas até 14 de março, em Porto Velho

Uma variedade de cursos profissionalizantes presenciais acaba de ser lançados em Porto Velho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 14 de mar

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)