Quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012 - 16h10
Participaram da reunião representantes de ensino das 16 gerências de educação, mais os secretários Julio Olivar, da Educação; Gilvan Ramos, da Saúde; George Braga, do Planejamento; Cira Moura, de Assuntos Estratégicos (SEAE); Lúcio Mosquini, diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER); Márcio Gabriel, superintendente de Compras e Licitações; e o secretário-executivo, Martins Coelho, que apresentaram experiências bem sucedidas em suas respectivas pastas.
Gilvan Ramos apresentou uma planilha detalhada do orçamento do Estado e o detalhamento da forma que os recursos são aplicados em cada área. No caso específico da educação, 73% do orçamento da pasta são empregados na folha de pagamento dos servidores.
Cira Moura falou da importância de cada gestor organizar suas ações de governo por meio de instrumento de planejamento e deu ênfase nos pontos fortes do plano estratégico para que o trabalho de resultados positivos.
Júlio Olivar falou das suas principais dificuldades frente à maior secretaria do Estado e ressaltou a importância da colaboração de todos os gerentes regionais para melhorar a qualidade de ensino em Rondônia. Olivar também falou sobre a falta de técnicos para trabalhar na elaboração de projetos para buscar recursos da União.
O governador Confúcio Moura começou falando que a secretaria de Educação é a maior pasta do Estado, com 24 mil servidores. “Poucas empresas no país empregam esse número de pessoas. Mesmo com esse número de servidores, 68% dos alunos do ensino médio estão abandonando a escola”, lamentou o governador, para quem há algo de errado no modo de fazer educação em Rondônia.
Confúcio Moura voltou a afirmar que Educação é uma das prioridades de seu governo, tanto que o orçamento da Seduc em 2011 foi de R$ 733.907,388 milhões e 2012 passou para R$ 920.243.675 milhões um aumento de 25% em comparação ao ano anterior.
A rede estadual de ensino possui 251 mil alunos matriculados em 412 escolas em todo o estado. A Seduc conta com 24 mil servidores, sendo que 13 mil são professores.
Fies terá mais de 112 mil novas vagas em 2025 e 50% delas serão para inscritos no CadÚnico
O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), vai ofertar 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025
SESI-RO está com matrículas abertas para o ano letivo de 2025
No primeiro dia de seu mandato como vereador em Porto Velho, Dr. Breno Mendes, conhecido como Fiscal do Povo, mostrou a que veio. Ele iniciou sua at
Projeto Estudante Auditor 2024 promove cidadania e transforma escolas da rede pública em Rondônia
A edição 2024 do Projeto Estudante Auditor, realizado pelo governo de Rondônia, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria
Justiça assegura a continuidade do Curso de Medicina da FIMCA Vilhena
A Faculdade Integrada Aparício Carvalho Vilhena (FIMCA Vilhena), instituição de ensino superior com sede em Vilhena, Rondônia, recebeu uma importan