Quarta-feira, 2 de outubro de 2013 - 12h15
“O que vocês querem ser daqui a 10 anos?”, questionou o governador Confúcio Moura durante a palestra ministrada por ele aos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Integral Anísio Teixeira, na tarde de terça-feira (1), no auditório de cursos interativas da instituição, em Porto Velho.
Com o tema “Caminhos, oportunidades e escolhas”, a palestra abordou conhecimentos profissionais, destacando o os temas oriundos (especialista e generalista), explanando que somente por meio dos estudos e aproveitando as oportunidades é possível evoluir. “De cada 100 jovens matriculados nas escolas brasileiras 15 concluem os estudos. Isso para o Brasil é um prejuízo incalculável. É a mao de obra que o país necessita e tem que buscar lá fora”, enfatiza Confúcio.
Para o governador, o tão sonhado projeto de vida passa antes pela sala de aula, com o conhecimento que nunca morre, mesmo estando já com idade avançada. “O arquiteto Oscar Niemeyer foi um grande estudioso brasileiro. Em uma visita que realizei, na companhia do médico sanitarista Luiz Hildebrando, fiquei sabendo que o grande arquiteto, mesmo já com 100 anos, mantinha um grupo de estudos. Naquela época me perguntei: ‘Que interesse tem um homem nessa idade querer saber mais’. Aquela cena me pois em questionamento. Mas é quando você se coloca na frente de uma pessoa dessas, nos damos conta que o estudo não tem hora e muito menos idade. Tenho duas faculdades, e uma experiência larga na área da medicina. Sou do tempo do estetoscópio em que o médico carregava esse utensílio no pescoço e passava 40 minutos ouvindo um paciente. Porem, hoje as coisas evoluíram com tudo na vida”.
Continuando o governador destacou que estudaridiomas é outro investimento importante e necessário. “O mundo ainda fala o inglês, mas o espanhol se desponta, por isso vale a pena estudar outras línguas”, recomenda.
Ao afirmar a metodologia de ensino, o governador frisou que um dos pontos fortes a serem implantados como forma ininterrupta é o conhecimento na forma de laboratório de campo, o qual a Escola Anísio Teixeira conta com a parceria por meio do programa Conexão Mundo que inclui jovens brasileiros em contato com outros de todo o planeta.
Para a estudante do 2º Ano, Ruthe Ellen, a palestra “é uma injeção que nos faz seguir e estudar ainda mais. Que governador nesse Brasil estaria neste momento beirando as eleições preocupado com educação? Em Rondônia, Confúcio Moura valoriza e dar a oportunidade que outros não nos deram”, frisa a aluna.
O mesmo pensamento reflete o aluno, também do 2º Ano, Otoniel Silva. “Me motivo todas as vezes que assisto palestras. Como Vinicius de Moraes, vou investir em música”, disse.
As palestras são realizadas mensalmente, a pedido do governador Confúcio Moura, voltadas aos alunos da Escola Anísio Teixeira.
Conexão Mundo
Em Rondônia, o programa atinge diretamente os estudantes das escolas do ensino integral, como Anísio Teixeira, em Porto Velho, e Francisco Desmorest, no distrito de Nazaré (Baixo Madeira).
Em Nazaré, a proposta é voltada para o conhecimento da música e biodiversidade pela localização em meio a reservas biológicas. A aliança de cooperação, voltada à educação e o desenvolvimento, é o próximo passo do ensino integral profissionalizante almejado pelo Plano Estratégico Educacional para as escolas públicas do Estado. Firmado como uma iniciativa do National Center for Business Champions, US-Brazil Connect possui um histórico de realização de parcerias público-privado em benefício da qualificação do ensino e da força de trabalho. A instituição trabalha junto ao Conselho Consecutivo de Recuperação Econômico da Casa Branca, nos EUA.
O investimento dispara na economia
Na última publicação da revista Exame, de circulação nacional, foi publicada uma nota na qual apontou Rondônia como estado com milionários em ascendência. Importância que para o governador se traduz em oportunidade de trabalho e uma abertura maior para a economia. “Se tem milionário, vai ter, com toda certeza, trabalho”, declara.
Anísio Teixeira
A Escola Anísio Teixeira é, hoje, vanguarda, fazendo parte de um experimento audacioso de Confúcio Moura que se baseia na excelência da educação de ponta. “Estamos adotando e esperamos implantar a ideia em todas as instituições de ensino. Por isso chama-se ‘Escola dos Sonhos’ que tem tudo para se tornar uma realidade mais presente”, disse o governador.
O estudante do 2º Ano, Pablo Nascimento, escreveu destacando o desempenho dos alunos e agradecendo o empenho do governador Confúcio Moura. “Agradecemos a vossa presença, sabendo que fazemos parte do projeto de educação idealizado pelo senhor e termos muito orgulho disso, queremos retribuir tirando as melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero). Somos poucos, mas já provamos que temos muita vontade de vencer e sermos os melhores. Já conquistamos em um ano e seis meses medalhas de robótica, campeonatos de xadrez, melhor nota no Saero, melhor texto na Olimpíada da Língua Portuguesa em Porto Velho, recentemente nos destacamos no projeto Conexão Mundo. Acreditamos que isso é uma forma de dizer obrigado, por ter idealizado e criado a Escola Estadual Anísio Teixeira”,
O novo secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, que também participou do evento, destacou que “esse homem é um gênio, respeitador, carinhoso e amigo. Já é a segunda vez que aposta em mim. A primeira foi como secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social e agora com esse grande desafio, que é Seduc”.
Participaram o diretor da Escola Anísio Teixeira, Edmilson Constantino; o vice-diretora, Marlene Miorele Calegari; dentre outros .
Fonte: Decom / Emerson Barbosa / Daiane Mendonça
O governo de Rondônia inicia na próxima segunda-feira (13), o período de matrícula online para estudantes com deficiência e Transtorno Global do De
Programa Faculdade da Prefeitura abre inscrições para processo seletivo
As inscrições para o Processo Seletivo 2025.1, do Programa Faculdade da Prefeitura, começam na próxima segunda-feira (13) e vão até 19 de janeiro de 2
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni