Sexta-feira, 16 de setembro de 2022 - 16h59
Na tarde de quarta-feira (14), no Teatro Estadual Guaporé, em Porto Velho, aconteceu a cerimônia de abertura do VIII Congresso Estadual de Educação Física e Esporte Escolar 2022, no polo I, realizada pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação - Seduc. O congresso segue até 16 de setembro e reúne mais de 200 professores da Rede Estadual e Municipal dos mais variados municípios. As atividades ofertadas serão palestras, minicursos e mesa redonda.
O tema central desta edição é “Educação Física e esporte em prol da saúde, prevenção e conhecimento sobre o corpo no ambiente escolar”, uma vez que se percebe a promoção da saúde nos últimos anos e como a educação física pode construir o estilo de vida saudável, dentro e fora do ambiente escolar.
Durante a abertura houve apresentações culturais com o Centro de Movimento Primeiro Ato, coreografia sentimentos, e com a Escola de Karatê Shidokan. O professor mestre Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, graduado em Educação Física pela Unir e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília deu início ao primeiro dia de palestra.
De acordo com Evangelista Araújo Soares, chefe do Núcleo de Educação Física Escolar, o propósito do congresso é auxiliar e manter os professores atualizados sobre didáticas e metodologias ativas para que eles possam oferecer o melhor ensino para os estudantes. “Peço aos discentes que absorvam o máximo de informações dadas pelos professores que estarão palestrando e também os cursos oferecidos, durante esses dias, pois esse é um momento único para melhorarmos nosso aprendizado”, incentivou Evangelista.
Expedito Santana, gerente de Educação Física, Arte e Cultura e Esporte Escolar, acompanhou a abertura e comentou que é um prazer encontrar amigos de profissão, buscando novos conhecimentos. “A nossa equipe não tem medido esforços para fazer acontecer este evento com toda responsabilidade e compromisso”, pontuou.
A diretora-geral de Educação, Irany Oliveira, no ato representando a gestora da pasta, Ana Lúcia Pacini, parabeniza a equipe da Seduc e, na oportunidade, agradeceu o excelente trabalho de todos os profissionais da área durante a pandemia da covid-19.
“Atuar de forma remota durante a pandemia foi um desafio, em especial, para os professores de Educação Física que estavam acostumados com espaço, liberdade, movimento e trabalho em equipe. E eles se reinventaram, em suas próprias casas, improvisaram aulas para motivar os alunos a distância. Vocês fizeram um papel brilhante e fundamental”, finalizou a diretora.
O CONGRESSO
O evento será realizado em dois polos, sendo divididos em polo I, no município de Porto Velho, entre 14 e 16 de setembro. O polo II, de 28 a 30 de setembro, no município de Cacoal.
O polo I atende aos professores de Educação Física das Coordenadorias Regionais de Educação dos municípios de Porto Velho, Ariquemes, Buritis, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru e Machadinho d’Oeste.
O polo II atenderá às Coordenadorias Regionais de Educação os municípios de Espigão Do Oeste, Pimenta Bueno, Vilhena, Cerejeiras, Rolim De Moura, Alta Floresta d’oeste, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, São Francisco Do Guaporé, Costa Marques e Ji-Paraná.
O evento é organizado pela Gerência de Educação Física, Arte, Cultura e Esporte Escolar da Seduc, em parceria com a Universidade Federal de Rondônia - Unir, Instituto Federal de Rondônia - Ifro, Prefeitura Municipal de Porto Velho e Conselho Regional de Educação Física da 8ª Região.
Senac abre portas para a transformação educacional e social há 79 anos
O Senac está comemorando 79 anos de história e é hoje uma referência em educação profissional no Brasil. Ao longo dessas quase oito décadas, a insti
Prefeitura de Porto Velho oferta mais 45 vagas para mestrado e doutorado em Educação Escolar
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), firmou mais um convênio com a Universidade Federal de Rondônia (Uni
Matrículas na rede municipal de ensino encerram no próximo dia 10 de janeiro
Os pais e responsáveis por estudantes contemplados na Chamada Escolar 2025, têm até o dia 10 de janeiro para garantir a matrícula nas escolas da rede
O mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais dos profissionais capacitação diferenciada e aprimoramento das competências comportamentais. Por is