Segunda-feira, 28 de novembro de 2011 - 14h47
O Conselho Superior Universitário da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Unir, esteve hoje (28.11) reunido extraordinariamente na sede da seccional rondoniense da Ordem dos Advogados do Brasil, para deliberar sobre a renúncia do reitor e posse dos novos membros do Conselho Superior Acadêmico, eleitos na última sexta-feira. O evento transcorreu sem incidentes e o auditório ficou completamente lotado por técnicos, professores e acadêmicos.
Após a abertura dos trabalhos, foi feita a leitura da carta de renúncia do professor doutor José Januário de Oliveira do Amaral (não se fez presente a reunião), do cargo de reitor da Unir. Colocado o assunto em apreciação e posteriormente em deliberação, a renúncia foi acatada por unanimidade.
Em seguida em por indicativo do comando de greve, a professora doutora Maria Cristina Victorino de França, atual ocupante do cargo de vice-reitora, teve seu nome aprovado para o cargo de reitora em exercício da Unir. No entanto, deverá ser aguardado a publicação do decreto de exoneração de Januário Amaral no Diário Oficial da União.
Vencida esta fase, a vice-reitora assume interinamente a direção da universidade pelo prazo de 60 (sessenta) dias. Neste período será procedida a eleição do novo reitor a ser referendado posteriormente pelo Conselho Superior Acadêmico com a composição de lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação.
A vice-reitora da Unir é a professora doutora Maria Cristina Victorino de França. Ela possui graduação em Letras pela Universidade do Sagrado Coração (USC – 1981), em Bauru-SP, mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 1993) e doutorado pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR – 2002). Ela atua na área de Letras e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Formação de Professores, Alfabetização, Línguas Indígenas, Fonética, Fonologia e Morfologia.
O professor Adilson Siqueira do comando de greve dos docentes da Unir, disse hoje, que será realizada uma reunião nesta terça-feira às 9 horas no Campus Paulo Freire (Br-364) para encaminhamentos e avaliação, e posteriormente solicitar da Associação dos Docentes da Unir, que marque com urgência uma assembléia para deliberar oficialmente sobre o fim da greve.
FONTE: COMANDO DE GREVE DOS DOCENTES DA UNIR
Mulheres rondonienses podem disputar bolsas de estudo gratuitas em Londres
O Santander Universidades abre as inscrições para a bolsa Santander Women | SW50 Leadership 2025 – LSE. O programa oferece 50 vagas para mulheres qu
Os mais de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Porto Velho no ensino infantil e fundamental, divididos em 141 escolas, sendo 84
Abertas as inscrições do Processo Seletivo Unificado 2025/1
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia inicia as inscrições para mais de 4 mil vagas no Processo Seletivo Unificado (PSU/
Programa Saúde Escolar acolhe crianças e adolescentes e facilita o aprendizado em Porto Velho
Com o objetivo de promover o desenvolvimento de crianças e adolescentes, oferecendo ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde e bem-estar,